PR será sede de evento internacional sobre Educação Profissional

Evento, organizado pelo Senai, terá presença de palestrantes e participantes da América Latina, Estados Unidos, Europa, Ásia e África

Entre os dias 4 e 12 de agosto, o Paraná recebe autoridades da educação profissional de todo o mundo para a Conferência Internacional de Educação Profissional. O evento, organizado pelo Senai, tem como objetivo proporcionar aos especialistas da área ferramentas para o desenvolvimento de suas competências de atuação, em uma área de grande importância para a empregabilidade na indústria. Entre os palestrantes estarão autoridades da Organização Internacional do Trabalho (OIT), como o diretor da OIT para a América Latina e Caribe, José Manuel Salazar-Xirinachs. A conferência ocorre em Curitiba, na sede do Senai no Jardim Botânico.

A conferência contará ao todo com palestrantes de 13 países. O evento seguirá temáticas de educação profissional, competitividade e inovação; educação profissional para o desenvolvimento social; gestão estratégica e operacional para educação profissional e metodologias de formação profissional. Segundo Dionísio João Parise, da Gerência de Alianças Estratégicas do Senai, temas como recursos didáticos, práticas pedagógicas e gestão serão discutidas em painéis e minicursos. Os participantes poderão ter acesso às principais tecnologias educacionais utilizadas na educação profissional, explica.

Para a gerente de Educação Profissional e Tecnológica do Senai no Paraná, Rosane Lara, o debate sobre educação profissional enriquece e ajuda no aprendizado dos profissionais do Brasil, ainda mais em um evento realizado no país. É importante para o Brasil discutir sobre educação profissional com autoridades de outros países para nos mantermos atualizados, conhecendo e compartilhando melhores práticas, a fim de promovermos parcerias com outras instituições em uma atuação em rede. Em momentos de crise, surgem grandes oportunidades e alternativas para fazermos o que sempre fizemos, mas de forma diferente.

Indústria 4.0 Um dos focos dos debates na conferência será a educação profissional dentro do conceito de Indústria 4.0, a nova fase da revolução industrial. O termo consiste no uso intenso de técnicas avançadas de automação e sistemas de informação que permitem a autogestão das fábricas. Com isso, inicia-se também um novo momento de competitividade nas indústrias, o que traduz novas tendências na educação profissional.

Rosane ressalta que, no Paraná, o Senai é a vanguarda de uma série de novas metodologias voltadas às tecnologias educacionais, como também de iniciativas voltadas para o Empreendedorismo Inovador: a instituição tem formado alunos com o perfil necessário para atender a necessidade do novo modelo de trabalhador. O Senai estimula o aluno para a pesquisa e o desenvolvimento de projetos técnicos, para a resolução de problemas e participação em ações de empreendedorismo inovador que iniciam na sala de aula, procurando oferecer a ele as melhores condições de escolha para seu futuro.

Cidade profissionalizante – A capital do Paraná é referência em cursos profissionalizantes para o estado e para o país. O Senai Paraná consolida-se como um Centro de Excelência em Educação Profissional, com cursos e treinamentos para o aperfeiçoamento dos profissionais da área. Conforme explica Parise, o objetivo é continuar realizando o evento. Após a realização dessa primeira conferência, daremos continuidade aos produtos de educação como, por exemplo, o treinamento de gestão de Instituições de educação profissional, afirma.

O Senai Paraná é referência no setor para todo o Brasil, inclusive procurado mundialmente por suas ações em outros países. A instituição prestou serviços voltados à educação profissional no Paraguai, Cabo Verde, Nicarágua, Moçambique e na região da Palestina, entre outros países.