Cidades

Polícia recebe viatura e equipamentos

Secretário de Segurança Pública do Paraná também entregou medalhas a agentes da Polícia Civil
["A cerim\u00f4nia reuniu autoridades de Seguran\u00e7a P\u00fablica do Paran\u00e1 e agentes locais","",""] (Foto: MÔNICA CHAGAS / TRIBUNA)

Autoridades da cúpula de Segurança Pública do Estado do Paraná estiveram em Cianorte na quarta-feira (19) para a solenidade de entrega de medalhas de reconhecimento a policiais civis que atuam no município. Ao todo, 16 agentes receberam homenagens pelos serviços prestados à comunidade paranaense. A cerimônia também marcou a entrega de uma viatura à 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e webcams à 21ª Subdivisão Policial (SDP).

Os equipamentos vão reforçar o combato ao crime na região e modernizar o trabalho de investigação da Polícia Civil, com a realização de videoconferências. Segundo o secretário estadual de Segurança Pública, Julio Cezar dos Reis, Cianorte é a primeira cidade do estado contemplada com as câmeras. “Estamos investindo em novas viaturas e tecnologia. Nosso objetivo é realizar audiências audiovisuais na maior parte das delegacias do estado em breve”, afirmou.

O prefeito Bongiorno agradeceu pelos recursos e citou o problema da delegacia local. “Sabemos que a situação não é exclusiva de Cianorte e por isso a Prefeitura é parceira e auxilia como pode as polícias civil e militar e também o Corpo de Bombeiros”. Bongiorno também lembrou da burocracia para a construção da Delegacia Cidadã e pediu a ajuda do secretário para que o processo seja adiantado. “Nós cedemos a área para construção ao estado há três anos e até agora não conseguimos iniciar as obras por conta da tramitação. Espero que essa conquista tão importante não seja adiada ainda mais.”

O evento também contou com a presença do delegado geral da Polícia Civil do Paraná, Naylor Gustavo Robert de Lima; do chefe da Divisão Policial do Interior (DPI), Valmir Soccio; do delegado responsável pela 21ª SDP, Marino de Oliveira; da delegada responsável pela Delegacia da Mulher, Lucy Atena de Aquino; do comandante da 5ª CIPM, major José da Silva Neto; do prefeito de São Tomé, Océlio Leite; além de outros delegados e autoridades da região, policiais civis e militares, bombeiros e familiares.

Na ocasião, foram entregues 10 medalhas de bronze, que correspondem a 10 anos de serviço; cinco medalhas de prata, relativas a 20 anos de trabalho e uma medalha de ouro, por 30 anos de serviço junto à Polícia Civil. Esta última entregue ao investigador aposentado Paulo Fumiyuki Asso.

CADEIA


Em entrevista à Tribuna, o secretário Julio Cezar dos Reis falou sobre a preocupação com as condições da Cadeia Pública de Cianorte. “Nós estamos com uma construção em Campo Mourão, que vai abrigar presos de toda a região, outros 12 projetos de novos presídios sendo dois já em andamento, para que possamos resolver de forma definitiva a situação de presos em delegacias. Uma das ideias é entregar o imóvel integralmente ao Departamento Penitenciário e levar a delegacia para outro local. Estamos com um decreto em análise para fazer isso em 35 cidades e Cianorte é uma delas.”

O delegado Marino de Oliveira afirmou que os danos estruturais na carceragem da cadeia local, causados pela rebelião de terça-feira (18), já estão sendo reparados e que os líderes do motim foram identificados e transferidos para a Penitenciária de Cruzeiro do Oeste.