Estado

Polícia Militar recebe 102 viaturas

A governadora Cida Borghetti participou da solenidade da entrega das viaturas da PM e do CB (Foto: AEN)

A governadora Cida Borghetti entregou nesta terça-feira (3) mais 102 novas viaturas para a Polícia Militar. As novas viaturas fazem parte do lote de 1.100 adquiridas em pelo Governo do Estado, no ano passado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, com um investimento de R$ 112,3 milhões. Também foi entregue um caminhão de grande porte para o Corpo de Bombeiros.

Os novos veículos, destacou a governadora, são mais um importante reforço para o trabalho das forças de segurança no Estado. “Todos os municípios paranaenses já foram contemplados com novas viaturas, agora vamos completar a frota daqueles que apresentam maior demanda na área”, disse Cida.

Na solenidade, realizada no Palácio Iguaçu, a governadora enfatizou a importância da integração das forças de segurança para a execução das políticas públicas desta área. “As forças de segurança do Paraná já atuam de forma integrada, o que representa agilidade e efetividade no atendimento às demandas da população. Mas é importante que os profissionais tenham os equipamentos necessários para desempenhar cada vez melhor o seu papel”, disse.

MAIS UM LOTE

Segundo o secretário de estadual Segurança Pública, Júlio Reis, em breve haverá mais uma entrega de veículos para a área. “Serão mais 380 que estão sendo preparados para serem entregues. Também está prevista a compra de mais 168 viaturas. A licitação será lançada ainda este ano”, informou. O secretário lembra que desde 2011, mais de 3 mil viaturas foram adquiridas.

ESCOLAR

Dos 102 novos veículos entregues nesta terça-feira, 43 serão destinados à Patrulha Escolar. “Estamos determinando que parte das viaturas integrem a Patrulha Escolar para proporcionar mais segurança aos alunos e professores e tranquilidade aos pais”, disse a governadora. O caminhão do Corpo de Bombeiros será baseado no comando da Capital.

ESTRATÉGICO

De acordo com a comandante-geral da PM, coronel Audilene da Rosa, a distribuição das viaturas pelo Estado será feira a partir de um planejamento estratégico elaborado pela instituição. “Temos como base os índices de criminalidade registrados nos municípios paranaenses e procuramos atender todas as regiões do Estado”, disse.

Caminhão do CB é moderno e bem equipado

O caminhão entregue para o Corpo de Bombeiros é um veículo de combate a incêndio de grande porte. Com tecnologia europeia, tem capacidade para 10 mil litros de água. O investimento foi de R$ 750 mil. “É um veículo moderno e bem equipado que vai completar a escada mecânica e a plataforma que está para chegar. Um dia depois do aniversário do Corpo de Bombeiros do Brasil, o Paraná recebe este presente”, explicou o comandante da corporação coronel Fábio Mariano de Oliveira. Ele ficará na Capital devido ao número de habitantes.