Cidades

Polícia Militar e Bombeiros iniciam Operação Carnaval nesta sexta

Ações serão reforçadas na Costa Noroeste; prainhas terão guarda-vidas durante todo o dia
Mais de 50 guarda-vidas estarão a postos para garantir a segurança dos banhistas nos rios do interior do estado (Foto: SOLDADO PRISCILA CARVALHO)

Com o grande número de pessoas que pretendem viajar no feriado prolongado de Carnaval, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros iniciam as ações da Operação Carnaval 2018 em todo o estado às 8 horas desta sexta. Na Costa Noroeste, que compreende as “prainhas”, a operação segue até a quarta-feira de cinzas e contará com um grande reforço policial de aproximadamente 88 agentes.

A Polícia Militar atuará com operações e fiscalizações específicas, com o objetivo de proteger a vida, o patrimônio e as relações sociais das pessoas. Os policiais devem orientar os foliões e reprimir qualquer fato que possa colocar em risco a tranquilidade das pessoas, de acordo com o comando da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar.

Além disso, 55 guarda-vidas vão atuar em 10 postos distribuídos em locais com maior concentração de banhistas para garantir a segurança na água. Pulseirinhas de identificação serão distribuídas nas “prainhas” para as crianças.

A PM orienta que os foliões se divirtam com responsabilidade, respeitando as leis de trânsito e não abusando do som alto.

LITORAL

Além dos 89 postos guarda-vidas e dos 660 bombeiros militares que já atuam no Verão Paraná 2017/2018 desde dezembro, outros 21 guarda-vidas militares vão trabalhar durante o dia. O Corpo de Bombeiros também conta com 34 guarda-vidas civis para auxiliar nas atividades de prevenção aos perigos na água e distribuição de pulseirinhas de identificação para crianças.

A Polícia Militar também intensificará as ações de policiamento preventivo, ostensivo e repressivo, em todos os municípios litorâneos, durante os dias de festa de carnaval com policiais vindos de outras unidades da PM em apoio. Serão mais 240 agentes no reforço das atividades, além dos já atuantes na temporada e do 9º Batalhão da PM. A corporação fará ações por terra, mar e ar, nas áreas urbanas e rodoviárias com blitzes, patrulhamento aéreo e aquático e ações ostensivas a pé e motorizados.

Espera-se que 1,5 milhão de pessoas participem dos festejos de Carnaval no litoral e para garantir a segurança dos foliões, a PM fará bloqueios de trânsito para a passagem do público e dos trios elétricos, em partes das avenidas atlânticas das praias, conforme os horários de términos previstos pelas prefeituras de cada município.

Também haverá bloqueios de trânsito nas rodovias estaduais que passam pelo litoral para orientar os motoristas e fiscalizar o tráfego no tocante ao excesso de velocidade, embriaguez ao volante e ultrapassagem proibida.

Por meio da Patrulha do Sossego, a PM também vai redobrando as atividades para combater a perturbação de sossego nas áreas residenciais, comerciais, veículos e locais com grande aglomeração de pessoas. (Com Agência Estadual)