PMs são homenageados com medalhas

Integrantes da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar de Cianorte (5ª CIPM), do 2° Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, da Polícia Ambiental e do Tiro de Guerra participaram, na manhã desta quinta-feira (17), da solenidade alusiva ao Dia do Patrono da PM do Paraná, coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento. Na ocasião, policiais e bombeiros receberam certificados e medalhas de reconhecimento pelos serviços prestados.

Quatro bombeiros e três PMs foram gratificados pela atuação em uma ocorrência de salvamento, no dia 25 de abril. Um bebê de 11 dias estava engasgado com leite materno e os familiares entraram em contato pelo 190. Enquanto a equipe se deslocava os policiais da Central de Atendimento (Copom) foram orientando a família a realizar a manobra de desobstrução das vias aéreas. O avô do bebê iniciou o procedimento e, assim que os policiais chegaram, deram continuidade às técnicas e conseguiram salva-lo.

O Corpo de Bombeiros e o Samu foram acionados para o atendimento médico e encaminhamento ao Hospital e Maternidade São Paulo. O bebê ficou em observação e foi liberado no dia seguinte. A mãe e o avô do menino participaram da entrega dos certificados.

Medalhas de menção honrosa por méritos pessoais também foram entregues a nove policiais da 5ª CIPM pelos paraninfos da cerimônia: o prefeito de Cianorte, Claudemir Bongiorno, e o deputado estadual Jonas Guimarães.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Cianorte, capitão Cezar Perdoncini, leu uma mensagem da comandante-geral da PMPR, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, alusiva a data. O deputado estadual Jonas Guimarães exaltou o trabalho de bombeiros e policiais e agradeceu pelos serviços em prol da segurança da população.

O comandante da 5ª CIPM, major José da Silva Neto; o subcomandante da unidade, capitão Cláudio Longo; o delegado-chefe da 21ª Subdivisão Policial de Cianorte, Marino Marcelo de Oliveira; o comandante da Polícia Ambiental de Cianorte, sargento Marcelo Fanti e o instrutor do Tiro de Guerra, subtenente Sandoval Diniz de Paula também estiveram presentes, além do vice-prefeito Beto Nabhan; da vereadora Marcia Pereira; do prefeito de São Tomé, Océlio Leite e familiares dos homenageados.

PATRONO

Joaquim Antônio de Moraes Sarmento, nasceu no estado do Ceará, no dia 17 de maio de 1882 e veio para o Paraná em 1903. Ingressou na PMPR com idade de 25 anos, no então Regimento de Segurança. De 1912 a 1926, participou de todas as operações revolucionárias do Paraná e recebeu muitas condecorações, dentre as quais se destaca a Medalha de Serviços Militares, por ter tomado parte na Campanha do Contestado, destacando-se com bravura na Batalha do Irani. Em 22 de outubro de 1912, enfrentando os jagunços do falso monge José Maria, sofreu um profundo ferimento no olho direito, na tentativa de salvar o seu comandante. Faleceu no dia 21 de abril de 1934.

No dia em que se completaram 136 anos de seu nascimento, a PMPR realizou solenidades em todo o estado e homenageou policiais que dedicam suas vidas pela segurança da população.

Confira a galeria de imagens desta notícia clicando aqui.