PM de Cianorte recebe armas de choque doadas por empresários

O efetivo da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar de Cianorte participou, na manhã desta terça-feira (24), da solenidade de entrega de dois dispositivos elétricos incapacitantes, adquiridos e doados por empresários locais. Marco Franzato, um dos benfeitores, esteve presente na ocasião. O outro empresário não quis ser identificado.

De acordo com o comandante da 5ª CIPM, Capitão Cláudio Longo, os aparelhos auxiliam no trabalho da polícia, principalmente para a contenção de pessoas violentas e ocorrências que envolvem indivíduos mentalmente perturbados. Os dispositivos serão utilizados quando não houver necessidade do uso da arma de fogo. Com esses equipamentos, esperamos garantir também mais segurança para os próprios policiais, já que o uso vai ao encontro do que é apregoado pelos direitos humanos, afirmou.

Ainda segundo o comandante, os policiais do efetivo já estão passando por instruções e em breve estarão aptos a trabalharem com os dispositivos, que também serão utilizados pelos destacamentos da região. Além dos Sparks doados pelos empresários locais, a 5ª CIPM vai receber outros equipamentos semelhantes do Governo do Estado.

Para o empresário Marco Franzato, é gratificante poder contribuir com o trabalho da polícia e ajudar toda a população. O capitão agradeceu as doações e destacou a importância de mostrar à comunidade que existem cianortenses que ajudam a polícia frequentemente. Muitas vezes o Estado não consegue suprir as demandas por falta de recursos e precisamos recorrer ao setor privado, que tem nos atendido prontamente, frisou.

COMO FUNCIONAM

Os Sparks são dispositivos elétricos incapacitantes que emitem pulsos elétricos que atuam sobre o sistema neuromuscular, causando desorientação, fortes contrações musculares e queda do indivíduo, permitindo a imobilização temporária do agressor.

Segundo o comandante da 5ª CIPM, o objetivo é neutralizar parcialmente o indivíduo, que posteriormente será algemado e contido. São necessários apenas dois segundos para a imobilização. O dispositivo irá auxiliar o atendimento em ocorrências com pessoas agressivas, como em casos de violência contra mulher.