Economia

Pessuti se reúne com empresários e apresenta linhas de financiamento

Pessuti esclareceu que o BRDE está disponível para qualquer empreendimento (Foto: MÔNICA CHAGAS / TRIBUNA)

Representantes do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) estiveram em Cianorte, nesta quinta-feira (8), para apresentar o trabalho e a área de atuação do agente financiador a empresários e autoridades locais. Na Associação Comercial e Empresarial de Cianorte (Acic), o diretor-presidente Orlando Pessuti colocou-se à disposição para financiar os mais variados projetos.

Pessuti apresentou os resultados de 2017 e explicou quais são as fontes de renda e as atividades em que são aplicadas. O líder também destacou as vantagens dos financiamentos do banco, como prazos e carências estendidas. “Nosso objetivo é incentivar o desenvolvimento, então apostamos em projetos que gerem emprego e renda, mas também aprovamos créditos para recuperação de empresas”, afirmou.

O BRDE tem mais de 20 financiamentos na região de Cianorte e pretende expandir o trabalho. “Quando há alguma demanda nossos técnicos visitam a região e avaliam o projeto. E não são só os grandes empreendedores que firmam parcerias conosco. Em 2017, 79% das operações de crédito foram para micro, pequenas e médias empresas”, destacou o diretor-presidente.

A grande novidade trazida para a região é o financiamento para prefeituras. Depois do encontro na Acic, Pessuti esteve no gabinete do prefeito Claudemir Bongiorno para explicar a nova linha de crédito do banco.

CONFECÇÃO

Na Acic, o presidente da Associação das Indústrias de Confecções e do Vestuário de Cianorte (Asconveste), Marcio Ferreira dos Santos, falou sobre as dificuldades do setor e a falta de incentivo à confecção. “Nosso segmento gera empregos diretos num raio de até 150 km na região, mas precisamos de apoio para nos mantermos de pé neste período de crise”, disse.

ATUAÇÃO

O BRDE opera com linhas de crédito especiais para os mais diversos segmentos – comércio, indústria, agronegócio, infraestrutura e serviços. Apenas não atua com empreendimentos imobiliários e loteamentos.

Atualmente, atende municípios do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Em 2017, o BRDE contratou R$ 2,2 bilhões em financiamentos nos estados do sul e realizou 4.744 operações de crédito.