Trânsito

Paraná terá política estadual de incentivo ao uso da bicicleta

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos dará início à elaboração de uma política estadual para incentivo ao uso da bicicleta, o "Ciclo Paraná". O programa será desenvolvido em parceria com cicloativistas, universidades e órgãos de governo com o objetivo de nortear os municípios paranaenses que tiverem interesse em aderir à iniciativa.

O secretário do Meio Ambiente do Paraná, Luiz Eduardo Cheida, conta que a opção por meios de transportes menos poluentes e sustentáveis integra a política ambiental do Governo do Paraná e a sua Agenda Verde, refletindo positivamente em ações que já estão em andamento. "Especialmente no que se refere à redução das mudanças climáticas que também são causadas pelo excesso de poluição veicular", alerta Cheida.

O secretário explica que para colocar o Programa em prática a ideia é somar esforços com a Sanepar, que já desenvolve uma ação em Maringá neste sentido, com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano - responsável por projetos de mobilidade – Departamento de Trânsito o Paraná (Detran/PR), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e outros órgãos de governo. "É uma proposta que agrega as pessoas e beneficia o meio ambiente, as cidades, a saúde da população e ainda pode gerar economia para os municípios", reforça Cheida.

Na quinta-feira (15), o diretor-geral da Secretaria do Meio Ambiente, Caetano de Paula Júnior, recebeu representantes da Federação Paranaense de Ciclismo, Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu) - pioneira em ações de defesa da bicicleta como modal de transporte alternativo e sustentável - do Programa Ciclo Vida e do Musicletada, festival curitibano que reúne música, arte, meio ambiente e incentivo ao uso da bicicleta.