Paraná lança aplicativo exclusivo para professores da rede estadual

O Governo do Paraná lançou nesta quinta-feira (15), durante o primeiro encontro da Semana Pedagógica, a nova versão do aplicativo Escola Paraná, agora com ferramentas exclusivas para uso dos professores que atuam na rede estadual de ensino.

O aplicativo Escola Paraná Professores já está disponível para download plataformas Android e IOS. Para acessar as ferramentas o professor precisa fazer o login com seu CPF ou e-mail institucional (expresso). Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná), o app tem como objetivo facilitar a interação e comunicação entre professores, aluno e escola.

Esse aplicativo melhorará a comunicação e interação entre escola e família. Os nossos alunos, pais, diretores e funcionários já possuem o aplicativo, lançado no ano passado, e agora os professores também poderão utilizar essa ferramenta e fazer a comunicação por meio de atividades pedagógicas, disse a secretária estadual da Educação, professora Ana Seres.

PLANEJAMENTO E INTERATIVIDADE 

Pelo aplicativo os professores podem agendar e acompanhar as datas de provas, trabalhos, seminários por meio de uma agenda pessoal. Possibilita ainda mais interatividade entre professor e aluno já que o docente pode enviar mensagens para as turmas com avisos de provas e trabalhos, além de indicar livros e filmes relacionados aos conteúdos que estão sendo trabalhados em sala de aula.

O professor também pode consultar a grade horária de suas aulas e eventos promovidos pela escola. O aplicativo foi pensado para facilitar a interatividade entre professor, aluno e escola. Ele terá acesso rápido de onde estiver do seu perfil funcional no qual constam informações de onde ele está suprido, escola e sua carga horária, disse o chefe do Núcleo de Informática e Informações (NII), da Secretaria da Educação, Claudio Aparecido de Oliveira.

A pedagoga da Escola Estadual Dom Pedro II, em Curitiba, Marcia Murbach, aprovou as funcionalidades do aplicativo. Segundo ela, a ferramenta vai permitir que alunos e professores tenham uma interação maior e também vai aproximar pais e alunos das atividades desenvolvidas pela escola. Eu achei uma ferramenta excelente, porque é a modernidade inserida no contexto escolar, mas é importante que os pais venham até a escola e vivenciem a vida acadêmica dos filhos, afirmou a pedagoga.

Além do app, Marcia baixou o tutorial produzido pela equipe técnica da Secretaria da Educação disponível no endereço www.educacao.pr.gov.br com todas as informações necessárias para uso da ferramenta. Logo que recebemos a informação do aplicativo e as novas possibilidades que ele traria para escola, eu já baixei no meu celular para ver como funcionava. A ferramenta é ótima porque ali, além dos meus dados profissionais, tem as informações de tudo o que está acontecendo na escola, disse Marcia.

ESCOLA PARANÁ (ALUNOS) 

Em agosto do ano passado, o Governo do Paraná lançou a versão do app para estudantes com o objetivo de aproximar os pais e responsáveis da vida escolar dos estudantes e diminuir os índices de evasão. A primeira versão da ferramenta permite que estudantes, pais e familiares façam consultas de notas, grade de aulas, eventos escolares (jogos, palestras, reuniões) e interajam com professores e colegas, via mensagens.

Para acessar a ferramenta basta entrar com o número da matrícula (estudantes) ou CPF (caso dos pais ou responsáveis). Os pais ou responsáveis podem acompanhar o desempenho do aluno por matérias e períodos, acessar resumos dos horários de aulas, boletins, além de consultar quais matérias e até professores o aluno terá no dia.

Em três meses de uso o aplicativo foi o mais votado entre os cases de tecnologia da informação da iniciativa pública e privada da Região Sul na quarta edição do Prêmio Case de Sucesso Portal IT4CIO.

100 MIL PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PARTICIPAM DA SEMANA PEDAGÓGICA

Cerca de 100 mil profissionais da educação se reúnem nessa quinta-feira (15) e sexta-feira (16) para o primeiro encontro da Semana Pedagógica. Nos encontros os profissionais vão debater e estudar questões pedagógicas e administrativas para o ano letivo. O segundo encontro acontece nos dias 26 e 27 de julho. Na próxima segunda-feira (19), mais de 1 milhão de alunos retornam à rotina escolar.

Nesses dois dias os profissionais trabalharão questões relacionadas ao planejamento escolar e as diretrizes curriculares. Os agentes educacionais I e II vão estudar assuntos sobre o trabalho coletivo na escola e resíduos sólidos. A Semana Pedagógica é uma ótima oportunidade para discutir questões pertinentes do cotidiano escolar como as diretrizes pedagógicas e também os principais pontos da Base Nacional Comum Curricular, disse a secretária da Educação, professora Ana Seres.