Paraná confirma oito mortes em uma semana pelo vírus da gripe

O informe semanal sobre os casos de gripe no Paraná registra 212 casos confirmados no estado, com 51 óbitos. São 8 mortes a mais que na semana anterior que apontava 43. Os óbitos confirmados aconteceram em Foz do Iguaçu, Maringá, Curitiba e Cambé. O informe foi divulgado nesta quarta-feira (12) pela Secretaria de Saúde do Paraná.

Do começo do ano até agora, Foz do Iguaçu é o município que registra maior número de mortes com 13 confirmações. Na sequência, Curitiba com 7 óbitos confirmados desde o começo do ano. O boletim também aponta que a faixa etária acima dos 60 anos é a mais atingida pela gripe. Depois vem as crianças menores de 6 anos.

Prevenção

Com a chegada do inverno, na próxima semana, a Sesa recomenda medidas preventivas. A gripe é uma doença respiratória aguda que deve ser levada a sério, ressalta o Enfermeiro Chefe da Divisão de Doenças Transmissíveis Renato Lopes. Os sintomas são aparecimento súbito de calafrios, febre, tosse seca, mal-estar, dores no corpo e na garganta, fadiga. Podem ainda estar presentes: diarréia, vômito, fadiga, rouquidão.

Como medidas preventivas, a Sesa recomenda: freqüente higienização das mãos, principalmente antes de consumir alimentos. Em caso de não haver disponibilidade de água e sabão, é recomendado o uso de álcool gel 70%; cobrir nariz e boca com a dobra do braço quando espirrar ou tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos e garrafas e manter os ambientes bem ventilados.

(Portal Banda B)