Cotidiano

Para desmistificar o autismo

Colégio Igléa Grollmann celebra Dia Mundial de Conscientização do Autismo para combater o preconceito e eliminar o bullying do meio escolar
["O Col\u00e9gio Igl\u00e9a incentiva o conv\u00edvio social por meio do Projeto Identidade x Preconceito"] (Foto: MÔNICA CHAGAS / TRIBUNA)

O Colégio Estadual Igléa Grollmann tem cinco estudantes com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros dois com indicativo de autismo. Para auxiliar no convívio com os colegas e combater o preconceito, eles participarão de uma programação especial para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, na segunda-feira (2).

No início da manhã, o estudante Luan, de 15 anos, que tem diagnóstico de TEA, fará a leitura de um texto. Em seguida a estudante Nayara, de 14 anos, fará um depoimento sobre a experiência de estudar com o colega por sete anos. As falas serão transmitidas pelo sistema de som interno da escola para todos os presentes. Vídeos informativos sobre o autismo também serão transmitidos em todas as salas de aula.  

No período da tarde, o estudante com TEA Felipe Pereira Malaquias, de 13 anos, do sétimo ano, será entrevistado pelos colegas dos sextos anos, com apoio de sua turma. Os vídeos explicativos também serão transmitidos nas salas e haverá um momento de descontração em os próprios estudantes com TEA convidarão suas turmas para tirar selfies.

De acordo com a professora de educação especial, Ana Floripes Berbert, o objetivo é aumentar o sentimento de pertencimento ao grupo de estudantes do Colégio Igléa. As atividades fazem parte do Projeto Identidade x Preconceito, realizado há seis anos na escola. A diretora Luciana Mara Tachini Barbosa explica que o intuito é facilitar o processo de convivência no contexto escolar e desenvolver o senso crítico do estudante com diagnóstico de autismo para que se fortaleça como sujeito social.

DIA MUNDIAL

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, com o intuito de informar as pessoas sobre o que é o autismo e como lidar com ele.

O autismo ou os Transtornos do Espectro Autista (TEA) são condições que levam a problemas no desenvolvimento da linguagem, na interação social, nos processos de comunicação e do comportamento social da criança. Eles afetam cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem e dificuldades de relacionamento, por exemplo. Mas os transtornos são únicos para cada pessoa e têm níveis diferentes.