Cidades

Pacientes do CAPS presentearam vovós do Lar dos Velhinhos com bonecas

Ao todo, 40 bonecas foram entregues. Usuários do Caps trabalharam por 4 meses na confecção dos exemplares (Foto: ASSESSORIA PMC)

Os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Cianorte entregaram, na manhã desta terça-feira (12), bonecas para todas as vovós do Recanto dos Velhinhos. Os presentes foram confeccionados pelos usuários do centro durante as oficinas terapêuticas realizadas no órgão, que pertence à Secretaria Municipal de Saúde. Foram necessários quatro meses de trabalho para que os 40 exemplares ficassem prontos.

“O trabalho manual foi grande, mas muito prazeroso. Foram mais de quatro mil ‘fuxicos’ para concluir todas as bonecas e os pacientes se empenharam tanto em fazê-las que, além de dedicarem todo o tempo das oficinas a elas, ainda levavam material para casa para que conseguíssemos realizar a entregar antes do Natal”, conta a instrutora da oficina de arteterapia, Libna Siqueira.

A ideia de produzir os exemplares surgiu da visita realizada ao Recanto, em julho deste ano, quando os pacientes entregaram cachecóis e gorros às vovós. “Naquele dia percebemos que apenas duas delas tinham bonecas no colo e que gostavam muito. Então, tivemos a ideia de, na próxima vez, fazermos delas para entregar a todas”, relata a paciente Maria do Carmo da Silva.

“Tanto o sorriso das senhoras ao receberem esse mimo, quanto dos nossos pacientes ao entregá-lo, é muito gratificante para nós”, conta o chefe da Divisão de Saúde Mental, Sérgio Fereira Ribeiro. “Essa ação, além da alegria que proporciona, ainda auxilia na terapia dos nossos usuários, pois oportuniza a interação social, isso sem contar que trabalha a solidariedade”, completa.