Saúde

Outubro Rosa tem início com corrida e caminhada em Cianorte

Lançamento contou com a participação de mais de 600 pessoas. Ações seguem durante todo mês.
Mais de 600 pessoas participaram de uma corrida e caminhada contra o câncer de mama (Foto: ASSESSORIA PMC)

Ao final da tarde da última terça-feira (2), centenas de cianortenses reuniram-se em prol de uma causa nobre: a campanha Outubro Rosa. A solenidade de lançamento foi realizada em frente ao Prefeitura de Cianorte e abrilhantada por apresentações dos alunos de música do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Secretaria de Assistência Social, bem como da Rainha da Paz de Vidigal.

“Ficamos muito felizes em verificar a adesão a este movimento em nossa cidade. Estão aqui diversas gerações, desde crianças aos idosos, unindo forças para chamar a atenção para a importância dos exames preventivos e, consequentemente, do diagnóstico precoce. Nossa mais sincera gratidão a todos”, destacou o prefeito Bongiorno, acompanhado pela primeira-dama e presidente de honra do Provopar, Fátima Bongiorno.

A ocasião contou com o depoimento da chefe da Divisão de Atenção Básica, Andréia Pizani Domingos, sobre a sua experiência pessoal na descoberta de nódulos nos seios. “Mesmo sendo profissional da saúde e fazendo o autoexame das mamas regularmente, acabei postergando a mamografia. Quando fiz, veio um resultado alarmante: diversos nódulos não palpáveis, ou seja, que não poderiam ser detectados com o toque. Com isso, veio o medo do diagnóstico tardio do câncer, que é um fator que compromete a chance de cura. A biópsia apontou que as alterações eram benignas e, com esse caso, fica o alerta a todas as mulheres para que sigam à risca a recomendação dos exames preventivos”, relatou.

Em seguida, mais de 600 pessoas, de diversas idades, participaram de uma corrida e caminhada contra o câncer de mama. Com caráter mobilizador – e não competitivo –, o evento foi promovido pela parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o Conselho da Mulher Empresária da ACIC, Provopar e Clube da Corrida e Caminhada Feminino, com o apoio de clínicas de diagnóstico e empresas.

A taxa de inscrição foi beneficente, na forma de doação de 1kg de alimento não perecível. Todos que contribuíram receberam números de peito e, ao final do percurso, que foi de 5km, foram contemplados com medalhas e puderam concorrer ao sorteio de uma roupa fitness, cedida pela Casa Nova Decorações; kits de hidratação e uma bicicleta, ofertados pelos Supermercados Planalto.

APOIADORES

A Corrida e Caminhada Outubro Rosa contou com o apoio dos Supermercados Planalto, Unidade Radiológica, Instituto Mafra, Valentini Personal Trainer, Equipar, AABB, Casa Nova Decorações, Disk Chopp Cianorte, ZAS Arquitetura, Cianorte Corretora de Seguros – Ciacorseg, Magrass, La Portt, Floranativa, Posto Globo, Alfa Livraria e Papelaria, Avenorte e Farump Denim. O evento também recebeu auxílio da Santa Casa, do Tiro de Guerra 05/011 e da 5ª Companhia da Polícia Militar. “Nosso muito obrigada a cada um que dedicou sua energia a esta corrida. Através deste gesto, alertamos Cianorte sobre o combate ao câncer de mama e exaltamos todas as mulheres guerreiras que encararam esta doença com muita garra”, concluiu uma das organizadoras voluntárias, Bruna Bongiorno.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Para ampliar o acesso das mulheres às Unidades Básicas de Saúde e incentivar a realização dos exames preventivos, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, elaborou um esquema de atendimento especial, aos sábados, das 8h às 16h. Neste sábado, 6, os serviços serão oferecidos às moradoras das localidades do Setor 04 (Praça Olímpica, 235), Pedro Moreira (Rua Antônio Lino dos Reis, 81), Vila Sete (Avenida Maranhão, 1756), Marselha (Rua Urucuí, 10) e Universidade (Rua do Farmacêutico, 510).

 

Já no dia 20 de outubro, o plantão acontece na Extensão (Travessa Itororó, 400 – centro), no Cianortinho (Avenida Arthur Thomas, 1219), Setor 03 (Avenida Pernambuco, 615 – Vila Operária), São Lourenço (Avenida Ipiranga, 184) e Vidigal (Rua Cianorte, 386). Encerrando a programação, no dia 27, os serviços serão realizados no Setor 08 (Rua Pelicano, 250 – Seis Conjuntos), Santa Mônica (Rua Topázio, 50) e Morada do Sol (Rua Leonildo Palaro, 950).

Para receber atendimento é preciso apresentar o documento de identidade e o Cartão do Cidadão. Não é necessário agendar horário. Mulheres com idade a partir dos 40 anos podem solicitar o encaminhamento para mamografia. “Esta é uma ótima oportunidade para as mulheres que, devido aos compromissos do dia a dia, não conseguem comparecer à UBS durante o horário normal de expediente. Por isso, pedimos para que não percam a chance”, orientou a secretária municipal de Saúde, Michelly Viguiato Pricinotto.