Oferta de vagas para pessoas com deficiência ainda é baixa

Agências do Trabalhador de todo o Estado oferecem diariamente vagas de emprego para pessoas com deficiência. São oportunidades em diversas áreas, como administrativa, de produção, recursos humanos, nutrição e limpeza, além de postos de trabalho em supermercados e lanchonetes. As vagas fazem parte do Programa de Apoio à Inclusão da Pessoa com Deficiência da Coordenação de Intermediação de Mão de Obra do Departamento do Trabalho, vinculado à Secretaria da Justiça, Família e Trabalho.

Nos últimos três anos, no Paraná, foram colocadas no mercado formal de trabalho 7.054 pessoas com deficiência por intermédio das agências do trabalhador. Apenas em 2018 foram preenchidas por este público 2.744 vagas por meio do PPD, atendendo pessoas com diversos tipos de deficiência: Múltipla, Mental/Intelectual, Visual, Auditiva e Física.

Em Cianorte, a realidade é diferente. A oferta de vagas é escassa e muitas vezes as oportunidades ficam abertas durante meses e não são preenchidas. Das 39 vagas disponíveis na Agência do Trabalhador nesta quinta-feira (14), apenas duas eram destinadas a pessoas com deficiência.

Para o gerente da unidade, Roberson Morales, as empresas querem que o candidato se adapte na função, sendo que o correto seria o contrário, elas é que precisam se adequar à deficiência do funcionário. Segundo ele, a oferta de vagas para PCDs tem sido muito baixa desde o início do ano. O último período bom de contratações foi em setembro, quando fizemos o Dia D, completou.

PROGRAMA DE APOIO

O público é formado exclusivamente por pessoas com deficiência e reabilitados do INSS que procuram inclusão no mercado do trabalho, além de empregadores que querem contratar pessoas com deficiência ou necessitam cumprir a cota (Lei nº 8213/91). A pessoa com deficiência pode concorrer a todas as demais vagas disponíveis nas Agências do Trabalhador.

Os serviços prestados ao candidato pelo Programa de Apoio à Inclusão da Pessoa com Deficiência incluem a orientação e intermediação para o trabalho, convocação para a vaga e o atendimento para o seguro-desemprego.

Os serviços prestados pelo programa ao empregador são a captação de vagas; orientação quanto à legislação; sala com recursos audiovisuais para treinamento e seleções; encaminhamento para preenchimento das solicitações.

O secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, reforçou o intuito da pasta de incluir essa população no mercado de trabalho. A secretaria atua com o programa no objetivo de incluir e oportunizar às pessoas que possuem alguma deficiência a inclusão na sociedade por meio do trabalho. Priorizamos também este atendimento para que possam superar as próprias limitações e, também, fazer com que as empresas aproveitem o potencial desses profissionais, destaca Leprevost.

COMO SE CANDIDATAR

Pessoas com deficiência que procuram emprego em Cianorte devem comparecer à Agência do Trabalhador, que fica na avenida Paraná, 510 e levar carteira de trabalho, RG, CPF e laudo médico que comprove a deficiência. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h30 às 17 horas.