Educação

Número de abstenções cresce no segundo dia do Enem

["Os estudantes tiveram cinco horas para fazer as provas do segundo dia ","",""] (Foto: LUIS FORTES / MEC)

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, no último domingo (11), registrou aumento no índice de abstenções em relação ao primeiro dia. Em todo o país, o percentual passou de 24,9% para 29,2%. No Paraná, mais de 30% dos 237,3 mil inscritos faltaram às provas de matemática e ciências da natureza. A alta reflete a tendência de anos anteriores, pois muitos estudantes que não vão bem no primeiro dia desistem de concluir o exame.

O balanço das abstenções do último domingo em Cianorte não foi concluído pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até o fechamento desta edição. A coordenação local da prova acredita que o índice de faltas tenha aumentado aproximadamente 10% em relação ao primeiro dia, quando chegou a 23,6%. No total, 2,7 mil pessoas se inscreveram para prestar as provas no município, que teve três locais de aplicação – Unipar, Colégio Drummond e Colégio CEC.

BALANÇO

Para o Ministério da Educação (MEC), a edição 2018 do Enem teve a melhor aplicação desde 2009, quando assumiu o formato atual. Pela primeira vez, não será necessária uma reaplicação de prova em função de problemas logísticos. Apenas dois municípios terão reaplicação das provas de linguagens, redação e ciências humanas, por uma interrupção de energia elétrica no primeiro domingo. A reaplicação do Enem ocorre juntamente com a aplicação para Pessoas Privativas de Liberdade (PPL), em 11 e 12 de dezembro.

O segundo dia de provas teve 66 eliminações, sendo 64 por descumprimento de regras do edital, uma por problemas identificados na revista por detector de metal e uma por recusa de coleta do dado biométrico. O Inep também registrou 88 emergências médicas.

JUSTIFICATIVA

Este ano, o Enem estreou um processo sistematizado pelo qual os participantes afetados por problemas logísticos poderão registrar uma ocorrência para solicitar a reaplicação do exame. As análises serão feitas pelo Inep e os candidatos interessados terão até dia 19 deste mês para fazer a solicitação, pela Página do Participante. O Inep divulgará os resultados dos pedidos por e-mail ou mensagem de celular (SMS).

RESULTADO

Os gabaritos e os cadernos de questões serão divulgados nesta quarta-feira (14) pela página da internet e pelo aplicativo do Enem. Os resultados oficiais estão programados para serem divulgados no dia 18 de janeiro de 2019. Atualmente, a nota do Enem é aceita para o ingresso de estudantes em 1.434 instituições educacionais no Brasil e 35 em Portugal.