Trânsito

Nova legislação para taxis em Cianorte já está valendo

Está em vigor desde a última semana a Lei nº 4.126/13, que dispõe sobre o serviço de táxis em Cianorte. Dados apontam que existem 72 táxis na cidade, espalhados em dez pontos e todos eles terão que passar por adequações especificadas na nova legislação. Entre as mudanças está a padronização dos veículos que passam a ser da cor branca ou prata, dotado de quatro portas, com fabricação inferior a dez anos; devem ter uma faixa quadriculada padronizada nas laterais ou vidro traseiro do veículo com o número de telefone do ponto de táxis, número do ponto e a frase “Cianorte – Capital do Vestuário”.

Ainda de acordo com a publicação, a faixa quadriculada será vendida pela Divisão Municipal de Trânsito, mas o valor ainda não foi estipulado. Outro ponto da determinação é que o proprietário do táxi com licença já expedida terá o prazo de dois anos, a partir da publicação da lei (17 de agosto de 2013), para pintar o veículo na cor determinada (branco ou prata) ou substituir o mesmo.

A assessoria de comunicação da prefeitura informou que a fiscalização dos táxis será efetuada pela Divisão Municipal de Trânsito por meio de vistoria realizada previamente à expedição do Alvará de Licença e, também, após a outorga, no período de seis meses para atestar as condições de conservação do veículo.

 

VALOR DA CORRIDA

Atualmente o valor mínimo da corrida em Cianorte é de R$ 15 e aumenta de acordo com o local que o usuário vai. A Lei Nacional de Trânsito determina que em cidades com mais de 50 mil habitantes o serviço de táxis tenha taxímetro, mas a determinação não foi acatada em Cianorte.

O artigo 24 da nova lei municipal dispõe que “o valor da utilização do táxi pelo usuário será ficada por Decreto do Poder Executivo”. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, “a tarifa cobrada pelo serviço de táxis ao usuário será estipulada com base em um estudo que está sendo realizado e que tem como objetivo calcular o valor por quilômetro rodado. É importante citar que as questões referentes a valores serão determinadas em uma reunião com os 72 proprietários de táxis devidamente licenciados no município”. O dia do encontro não foi divulgado.

 

Confira os pontos de táxis em Cianorte:

 

Nº do Ponto                             Localização

1     Avenida Goiás (antes do contorno da Praça 26 de Julho)

2     Avenida Paraná (ao lado da Praça da Bíblia)

3     Praça Santos Dumont (Terminal Rodoviário)

4     Praça Gastão Vidigal em Vidigal

5     Cianortinho (Próximo a Paróquia Sagrada Família)

6     Avenida Amazonas (em frente a Móveis Vila Rica)

7     Avenida Souza Naves (antes do contorno da Praça Antonio Moraes de Barros)

8     Praça João XXIII (antes da Avenida Souza Naves)

9     Avenida Maranhão (antes da Avenida Amazonas)

10  Praça 7 de Setembro em São Lourenço