Cidades

No mês do doador de sangue, unidade de Cianorte tem programação especial

Objetivo é garantir os estoques para o final de ano, quando a demanda aumenta e as doações diminuem
Unidade precisa manter o estoque abastecido para enviar sangue para outras regiões (Foto: MÔNICA CHAGAS / TRIBUNA)

O Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado em 25 de novembro. A data foi instituída no Brasil em 1964, para lembrar que a doação é um ato de amor e pode salvar vidas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de um país seja de 3% a 5% do total da população. No Brasil, o índice está abaixo do esperado e não chega a 2%.

Em Cianorte, a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCT) precisa receber pelo menos 20 doações diárias para manter o estoque em dia e atingir a meta de 400 bolsas por mês.

De acordo com a coordenadora do local, Munique Bernardino, o mês de outubro foi fraco de doações e a partir de agora a demanda tende a aumentar para o final de ano. “Nesta época do ano, a necessidade é ainda maior e o pessoal acaba esquecendo de doar porque sai de férias, vai viajar. Por isso precisamos reforçar nosso estoque”, afirmou.

Como a unidade distribui bolsas de sangue para toda a região, sempre está precisando de doadores. Este mês, o local prepara uma programação especial para incentivar ainda mais os cianortenses.

Todas as pessoas que doarem sangue em novembro vão concorrer a prêmios disponibilizados por empresas colaboradoras: um mês de musculação grátis na academia Aerobic & Cia; uma semi joia da Ornatos Joalheiros e uma refeição libanesa no Restaurante Laziza. Além disso, outros brindes de incentivo serão distribuídos aos doadores do mês, patrocinados pela Avenorte.

Outra novidade lançada este mês é o “Desafio da Solidariedade”, em que os doadores fazem uma “selfie” durante o ato, com plaquinhas cedidas pela Ciaplacas, e postam a foto nas redes sociais, desafiando pelo menos cinco amigos a também serem doadores.

No dia 24 de novembro, será realizada uma homenagem aos doadores mais frequentes e às empresas parceiras e/ou colaboradoras em 2017. A ação será em frente à UCT, aberta ao público, a partir das 17horas.

E no sábado, 25 de novembro, Dia Nacional do Doador de Sangue, a UCT receberá doações das 8 às 16 horas sem intervalo, para dar oportunidade às pessoas que não conseguem doar sangue no horário normal. Neste dia, o grupo de voluntários Tacurando também estará na unidade para incentivar as doações.

De acordo com a coordenadora, “o objetivo das ações, além de homenagear aqueles que compartilham a vida nesse ato tão simples, é garantir os estoques de sangue para o final de ano, época em que a demanda por transfusões costuma ser maior e as doações diminuem”.

COMO SER DOADOR

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam estar acompanhados do responsável legal), pesar no mínimo 50 kg, estar descansado e alimentado (evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial de identidade com foto. (Com informações UCT Cianorte)