Meio Ambiente

No Conjunto Asa Branca II, entorno do Cinturão Verde requer cuidados

 

No mês de maio, a Tribuna de Cianorte fez reportagem sobre alguns pontos do Cinturão Verde, nos limites do Conjunto Asa Branca II, tomados por lixo e mato, no que seria o espaço reservado para a pista de caminhada.

A reportagem da Tribuna voltou ao local para conferir a situação. Uma extensão da área foi contemplada com cerca, porém os avanços pararam por aí. O mato continua dominando o passeio, que não tem calçamento como em outros pontos mais visíveis da cidade. Em um trecho há, inclusive, plantação de mandioca.

Outro problema que chamou a atenção, que foi já foi tema do noticiário, é com relação à pavimentação das ruas e galerias pluviais. Os bueiros continuam entupidos e tomados por lixo. A vazão da água carrega a lama e o asfalto. Três grandes crateras no entorno e na Rua Francisco Alves da Silva, colocam em risco os transeuntes. “Você imagina se um motorista passa aqui de noite, sem saber que tem esses buracos na pista?”, questionou um transeunte. 

Mas de acordo com o site da Prefeitura a realidade é outra. “A política da atual administração tem garantido a implementação de uma série de melhorias para o meio ambiente e, consequentemente, para a vida dos cidadãos cianortenses. Entre elas, a construção de pistas de caminhadas e ciclovias no entorno do Cinturão Verde, chegando a aproximadamente 25 km de recuperação de áreas degradadas, com a construção de cerca de proteção em áreas do parque que exigiam cuidados especiais e coleta seletiva, além da preservação da fauna silvestre e de mananciais hídricos”. Em 2012 Cianorte arrecadou R$97 mil mensais de ICMS Ecológico.