Natureza, tecnologia e feitiço são as apostas de “Araguaia”

Uma maldição lançada aos homens da família de Antoninha (Regina Duarte) é o fio condutor da próxima novela das seis, “Araguaia”, da Globo, que estreia na segunda-feira (27). Esta será a primeira novela do horário exibida em alta definição. Com muitas cenas gravadas às margens do rio que dá o nome ao folhetim, a substituta de “Escrito Nas Estrelas” é cheia de mistérios, sensualidade, romance e natureza.

“A história começa com uma maldição indígena que tem origem no século passado e que passa, através de várias gerações, até chegar no protagonista Solano (Murilo Rosa), que é um homem marcado para morrer”, explica o autor Walther Negrão.

Segundo o diretor geral Marcos Schechtman, o Araguaia é uma região a ser desbravada pela televisão. Ele também considera que, mesmo com a evolução das telecomunicações, as cidades de Goiás por onde foram rodadas cenas da novela –São Félix, Luis Alves e Pirenópolis– ainda mantêm origens e velhos costumes.

“O Pantanal e a Amazônia, por exemplo, já foram cenários de algumas histórias e já são suficientemente conhecidos. A bacia do Araguaia não é tão popular e carrega uma história plena, que passa pela questão indígena, pela Guerrilha e pela veneração que os habitantes do Centro-Oeste têm pelo rio”, diz Schechtman.

O drama do protagonista Solano tem origem em uma maldição indígena lançada sobre as mulheres de sua família, em 1845. Esse antigo feitiço condena à morte, à beira do rio Araguaia, todos os homens de sua família. Por isso, sua avó Antoninha (Regina Duarte), se viu obrigada a entregar o filho Fernando (Edson Celulari), ainda pequeno aos cuidados da amiga Mariquita (Laura Cardoso).

Desconhecendo o passado, Solano vai pela primeira vez à terra da avó para conhecê-la e decide desafiar a sina de homem marcado para morrer. No Araguaia, ele vive uma grande paixão com Manuela (Milena Toscano), filha de seu maior inimigo, Max (Lima Duarte). Estela (Cleo Pires), madrasta de Solano, vai fazer de tudo para conquistar o coração do enteado e Vitor Villar (Thiago Fragoso) não vai deixar que o heroi consiga tudo assim tão fácil.

 

Fauna e flora riquíssimas

Ao todo foram 40 dias em que elenco e produção estiveram na região do Araguaia. O rio nasce no estado de Goiás e faz divisa natural entre Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Maranhão e Pará. São aproximadamente 2.114 quilômetros com fauna e flora riquíssimas.

Para Milena Toscano não houve problema algum estar tão próxima da vida selvagem. “O rio é cheio de jacarés, mas tinha uma equipe do Corpo de Bombeiros assessorando todos”, conta a atriz que interpreta sua primeira protagonista na TV. O empenho para fazer sempre o melhor também está na ala dos atores veteranos. Lima Duarte machucou o joelho durante as gravações quando andava a cavalo. “Mas se precisar que eu fique em cima do cavalo eu fico”, diz o ator bem humorado que interpreta o vilão Max.

 

Maquiagem de cinema

Para viver Antoninha, Regina Duarte usou uma máscara de látex para envelhecer, maquiagem para aprofundar as rugas e uma peruca branca para completar a transformação. “Emagreci uns dois quilos pra minha pele ficar mais flácida, porque quando você emagrece, cai, né?!”, diz a atriz, aos risos.

Murilo Rosa, todos os dias em Goiás foram inesquecíveis. Conheci índios, nadei com jacarés, não ao lado deles, mas próximo, revela. Para o ator, um dos pontos fortes da novela está no fato de o diretor-geral Marcos Schetschman ter gravado inúmeras cenas de paisagens para inserir ao longo da trama. Foi isso que ele fez em ‘Caminho das Índias’ e deu muito certo. Teremos Araguaia do início ao fim. Não será só no início e depois o Araguaia desaparece, comemora.