Cidades

Na semana do doador de sangue, unidade atende em horário especial

Programação visa reforçar os estoques para o final do ano, quando a demanda por transfusões aumenta
A UCT de Cianorte está decorada para recepcionar os doadores (Foto: MÔNICA CHAGAS / TRIBUNA )

A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCT) de Cianorte preparou uma programação especial para a semana do Dia Nacional do Doador, comemorado em 25 de novembro. Quem não consegue ir ao local em horário comercial pode aproveitar a oportunidade de abertura diferenciada para doar. Nesta terça (20) e quinta-feira (22), a UCT estará aberta até as 20 horas.

Na quarta-feira (21), as coletas serão em horário normal, das 7h30 às 10h30 e das 13 às 16 horas. Na sexta-feira (23), a unidade vai atender apenas durante a manhã, das 7h30 às 10h30. À tarde, haverá uma homenagem aos doadores mais frequentes e às empresas parceiras. A cerimônia está marcada para as 15 horas e será aberta ao público.

Segundo a coordenadora Elaine Massulo Biagi, o objetivo das ações, além de homenagear os doadores, é garantir os estoques para o final de ano, quando a demanda por transfusões aumenta e as doações diminuem. “A ideia é prevenir baixas, que geralmente acontecem nesta época do ano quando muita gente sai de férias, viaja, e acaba se esquecendo de doar”, explicou.

Atualmente, a UCT de Cianorte ocupa o segundo lugar em número de coletas entre as unidades de mesmo porte no Paraná. Em um ano, foram contabilizadas mais de 5 mil doações e 2,2 mil transfusões em pacientes internados nos hospitais da região.

“Hoje, nossa unidade só perde para a de Toledo. Felizmente, aumentamos o número de doadores frequentes e agora temos mais de 100. Mas nosso objetivo é que este número cresça cada vez mais. Por isso, aproveitamos a data comemorativa para convocar todos para este ato de solidariedade, principalmente os de tipo sanguíneo O- e A-, que são mais raros e mais procurados”, destacou Elaine.

COMO DOAR

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam estar acompanhados do responsável legal); pesar no mínimo 50 kg; estar descansado e alimentado (evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação); e apresentar documento oficial de identidade com foto. Para ser um doador frequente, é necessário que os homens doem de dois em dois meses, até quatro vezes ao ano e as mulheres de três em três meses, até três vezes ao ano.

A UCT de Cianorte fica na Avenida Santa Catarina, n° 423, ao lado da agência dos Correios. Os telefones para contato são: 3631-6292, 3631-9508 e 3631-5798.