Saúde

Mutirão de vacinação contra HPV imunizou mais de 300 adolescentes

Aconteceu no último sábado (14), no país inteiro, o “Dia D” contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). Como não poderia ser diferente, as Unidades Básicas de Saúde de Cianorte e distritos atenderam das 13 às 17 horas para imunizar as meninas com idade entre 11 e 13 anos, público alvo da campanha que foi incorporada ao calendário brasileiro oficial de vacinação este ano. Além da segunda dose da vacina contra o HPV as garotas receberam, de forma gratuita, a imunização contra a gripe, tétano e febre amarela.

“Esta é a segunda dose da imunização, composta por três etapas. A primeira começou a ser oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no dia 10 de março, quando foi iniciada uma mobilização nacional em prol da prevenção ao câncer de colo de útero. Assim, seguindo o cronograma, a segunda dose está sendo ministrada seis meses após a primeira, sendo a terceira aplicada quando decorridos cinco anos”, explicou o secretário municipal de Saúde, Rogério Sossai.

“Vale ressaltar que esta vacina é quadrivalente, garantindo a proteção contra os tipos de HPV 6, 11, 16 e 18, que correspondem a 70% dos casos de câncer de colo de útero, o terceiro tipo de tumor que mais atinge as mulheres É importante destacar, também, que as meninas que estão nesta faixa etária e que ainda não tomaram a primeira dose, podem recebê-la da mesma forma”, explicou a chefe da Divisão de Prevenção Básica à Saúde, Heloisa Dantas.

Ao todo, 320 meninas foram imunizadas no sábado. Para aquelas que perderam o “Dia D” da vacinação contra o HPV, a secretaria de Saúde informa que a segunda dose está disponível em todas as UBS do município – sede e distritos. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas.