Saúde

Municípios da 13ª RS ficam de fora do programa Mais Médicos

O Paraná vai receber 91 médicos pelo programa "Mais Médicos" do Governo Federal, segundo o Ministério da Saúde. Das 286 cidades paranaenses que se cadastraram para receber os profissionais, 27 serão atendidas. No total, 969 vagas foram solicitadas no estado. Para a diretora da 13ª Regional de Saúde, Adriana Batista, os municípios da região não se enquadravam nos requisitos, “uma vez que o governo priorizou as cidades mais necessitadas”. De acordo o MS, na quinta-feira (15) o sistema será reaberto para a 2ª chamada dos municípios e médicos com registro profissional do Brasil para a conclusão de cadastro ou novas inscrições.

Dados mostram que 51 médicos vão trabalhar em cidades consideradas de maior vulnerabilidade. Os demais serão encaminhados para postos de saúde nas periferias da capital e das regiões metropolitanas do estado. Curitiba é a cidade que vai receber o maior número de médicos no Paraná, com 21 profissionais ao todo. A diretora da 13ª RS, Adriana Batista, disse que “felizmente os municípios pertencentes à regional não tem a realidade igual de cidades como Paiçandu e Sarandi”, que foram contempladas. A Assessoria Municipal de Comunicação informou que para Cianorte foram pedidos dois médicos pelo programa federal.

A secretária de Saúde de Japurá, Adriana Polizer, disse que o município se inscreveu no programa. “Imaginávamos que não seríamos contemplados nesse primeiro momento porque Cianorte e Japurá receberam profissionais do Provab [Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica], que é do Governo Federal. Então é difícil ser beneficiado por dois programas”, disse a secretária, destacando que “com a vinda dos dois médicos pelo Provab houve economia que possibilitou a contratação de uma ginecologista para o município”.

Confira as cidades que irão receber profissionais do Mais Médicos no Paraná: Curitiba (21), Almirante Tamandaré (5), Colombo (3), São Miguel do Iguaçu (5), Guarapuava (2), Piraquara (2), Araucária (1), Ângulo (1), Nova Laranjeiras (1), Marechal Cândido Rondon (6), Cambé (2), Londrina (7), Arapongas (4), Rolândia (1), Maringá (6), Paiçandu (1), Doutor Ulysses (1), Bom Jesus do Sul (1), Sarandi (5), Guaíra (7), Campo Largo (3), Ibiporã (1), Cerro Azul (1), Barracão (1), Capanema (1), Pato Bragado (1) e Pérola d’Oeste (1).