Cidades

Municipalização é aprovada e prefeitura anuncia estacionamento rotativo para 2019

Novo sistema deve ser implantado na região central da cidade no primeiro semestre do ano que vem
["Inicialmente, a ideia \u00e9 implantar a rotatividade em 3 mil vagas da regi\u00e3o central","",""] (Foto: ARQUIVO TRIBUNA)

Depois de dois anos de preparação e adequações, a Prefeitura de Cianorte conseguiu autorização para assumir o trânsito do município. A Portaria do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) foi publicada no Diário Oficial da União do último dia 10 e integra Cianorte ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Nesta quinta-feira (16), integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano concederam uma entrevista coletiva, juntamente com o prefeito Claudemir Bongiorno e o vice Beto Nabhan, para explicar os próximos passos para a efetivação da mudança.

“Nosso objetivo é implantar o estacionamento rotativo e para isso precisávamos estar municipalizados. A partir de agora, vamos estudar e projetar o sistema regulamentado para contratar uma empresa especializada. O processo demanda tempo, porque precisa ser muito bem analisado para evitar erros já cometidos em outras cidades”, esclareceu o secretário de Desenvolvimento, Nelson Magron Junior.  

De acordo com a diretora de Trânsito da pasta, Jennifer Cadan Kühl, o projeto inicialmente contempla três mil vagas, mas novas vias poderão ser incluídas de acordo com a necessidade. “Além do estacionamento rotativo, que é uma necessidade e um pedido antigo da população, vamos aumentar a fiscalização com os agentes de trânsito, que poderão autuar os motoristas. Com isso, vamos reduzir o número de acidentes e contribuir para a saúde do município.”

Segundo o prefeito Bongiorno, a meta é implantar o sistema no primeiro semestre do ano que vem. “Estamos muito orgulhosos de termos conseguido essa autorização, porque já faz dois anos que nossa equipe técnica está lutando para isso. Nossa preocupação é com a qualidade e a segurança do nosso trânsito”, disse.

Com a mudança, Cianorte passa a ser a 45ª cidade do Paraná a ter o trânsito municipalizado. Para que as alterações sejam colocadas em prática, a Prefeitura precisa se habilitar junto ao Registro Nacional de Infrações de Transito (Renainf) e firmar convênios com algumas entidades, como Polícia Militar, Detran, Celepar e Correios. A partir daí, os agentes de trânsito aprovados no último concurso serão convocados para integrar a equipe.

Atualmente, a diretoria conta com um agente de trânsito, que fiscaliza irregularidades e aplica a “multa moral”. O aviso tem caráter educativo e descreve a infração cometida, o tipo, número de pontos e valor.

REIVINDICAÇÃO ANTIGA

Com uma população de quase 80 mil habitantes e mais de 50 mil veículos em circulação, Cianorte enfrenta problemas de vagas de estacionamento há anos, principalmente na região central. Nos horários de maior fluxo, motoristas demoram, em média, de 15 a 20 minutos para encontrar uma vaga. Uma pesquisa informal realizada pela Tribuna de Cianorte em janeiro deste ano constatou que muitas vezes as pessoas desistem de comprar no comércio local por não conseguir estacionar.