MOVIMENTO ROSA – Conscientização e prevenção como forma de combate ao câncer de mama

Claudemir Silva

 

No mês de outubro, pessoas, organizações e empresas de todo o mundo aderem ao movimento de conscientização contra o câncer de mama. Em Cianorte, o movimento ganha as ruas em busca de levar informação à população como forma de combater a doença.

 Informações relevantes

Mais de 30 mulheres morrem por dia no Brasil por causa do câncer de mama, uma doença que pode ser vencida com informação, uma vez que casos diagnosticados precocemente tem até 95% de chances de cura. A mamografia é a mais eficiente forma de diagnosticar a doença, exame  esse que, além de ser direito assegurado por lei para mulheres acima de 40 anos (LEI Nº 11.664, DE 29 DE ABRIL DE 2008), é gratuito. Também como forma de prevenção, o autoexame das mamas é uma importante maneira de detecção de possíveis riscos.

 

Movimento Outubro Rosa em Cianorte – PR

Na Capital do Vestuário, o movimento Outubro Rosa ganhou as ruas. Palestras, panfletagem informativa, vitrines de lojas e monumentos iluminados com a cor rosa, entre outros, são exemplos de ações que estão mobilizando a cidade em busca de alertar a população cianortense quanto ao risco dessa doença. Exemplo disso é a campanha social Toque Nesse Assunto, uma iniciativa da empresa Ornato’s Joalheiros.

 

Campanha Toque Nesse Assunto

Aproveitando o Movimento Outubro Rosa, a Ornato’s Joalheiros desenvolveu o site www.toquenesseassunto.com.br, um espaço pra iniciar uma conversa sobre a prevenção do câncer de mama, um assunto extremamente importante que pode salvar vidas!

 Com essa iniciativa, queremos levar informação a fim de blindar as mulheres contra essa doença que, assustadoramente, mata mais de 30 brasileiras por dia, comenta Amélia Piornedo – proprietária da Ornato’s Joalheiros (disponível para entrevista).

Além do site, a campanha também conta com peças para rádio, comunicação em painel, anúncios em jornal, distribuição de panfletos informativos e adesivos, iluminação de fachada, decoração de vitrine, divulgação no facebook, entre outros.

 

Fonte de pesquisa

Para levantamento de informações sobre o câncer de mama e o movimento internacional Outubro Rosa, foram pesquisadas as seguintes fontes: Ministério da Saúde; Instituto Nacional do Câncer (INCA); Sociedade Brasileira de Mastologia; FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama.

 

Contato para mais informações

Claudenir Silva, diretor-sócio da Jungle Comunicação, agência de publicidade responsável pelo desenvolvimento da campanha Toque Nesse Assunto, patrocinada pela empresa Ornato’s Joalheiros.

Para mais informações acesse www.toquenesseassunto.com.br ou entre em contato pelos emails [email protected] e [email protected] ou telefone (44) 3629 8498.