Motoristas desrespeitam novo sentido das ruas no entorno do Bosque

Desde a metade do mês passado as quadras da Rua Padre Theobaldo Blume e da Praça João XXIII que circundam o Bosque da Igreja Matriz passaram a ter sentido único. A Divisão de Trânsito da Prefeitura de Cianorte implantou nova sinalização vertical e horizontal nos cruzamentos e colocou faixas amarelas chamando atenção para a mudança nos locais de maior fluxo. Mesmo assim, muitos motoristas ignoram os avisos e continuam trafegando em mão dupla. Além disso, ainda é comum encontrar veículos estacionados do outro lado da via, ou seja, na contramão.

Para a diretora de Trânsito, Jeniffer Cadan Kuhl, é comum um período de adaptação quando há mudança de sentido de vias. Por enquanto, o agente de trânsito da Prefeitura está atuando no local com ações educativas para atentar os motoristas e o Pelotão de Trânsito da Polícia Militar está tolerando as infrações, mas passado este período quem continuar trafegando e estacionando na contramão será multado, explica.

Segundo Jeniffer, a Divisão de Trânsito ainda estuda melhorar a sinalização nas vias, com mosaicos no asfalto e mais placas.

COMO FICOU

Com a mudança, as quadras da Rua Padre Theobaldo Blume que passam pelo Bosque passaram a ser mão única, com sentido apenas em direção à Avenida América. Na Praça João XXIII, as quadras que circundam o Bosque e a Sanepar também passaram a ser mão única, em sentido horário.

O agente de trânsito Edmilson Carvalho da Silva tem trabalhado no local em horários de pico e na saída das missas e afirma que a maioria dos motoristas entram na contramão por desatenção. Muitas pessoas alegam que não sabiam da mudança, então eu mostro a sinalização e explico. Essa confusão é comum no início porque muita gente está acostumada com o caminho, mas este período de tolerância, que geralmente é de 15 dias, vai acabar daqui a um tempo.