Morte de homem de 46 anos com dengue será investigada

O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou o primeiro caso de dengue do ano em Cianorte. De acordo com a assessoria de comunicação da pasta, o caso é autóctone, ou seja, foi contraído na cidade e é referente a um homem de 46 anos que morreu no dia 13 de abril por outros motivos. A secretaria informou que a causa da morte ainda está sob investigação dos órgãos competentes, mas evitou informar a causa do óbito. A 13ª Regional de Saúde informou que a responsabilidade pela divulgação dos detalhes dos casos de dengue são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde. Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde ainda não se manifestou sobre o caso.

Os dados chamam a atenção para a circulação do vírus da dengue no município, que não havia sido registrada até então. A Sesa não informou o bairro onde o homem residia. Segundo a supervisora do Programa de Combate à Dengue da Prefeitura, Vera Lucia Fusisawa, o tempo seco e frio diminuiu o número de focos encontrados pelos agentes de endemias, mas a população não pode deixar de vistoriar os quintais e eliminar criadouros.

O frio não mata o mosquito nem a larva nem os ovos. Nessa época do ano eles procuram lugares mais protegidos e voltam a se desenvolver quando o clima esquenta um pouco. A larva aguenta até dois meses em estado de hibernação. Por isso, não podemos descuidar, explicou.

Em 2017, apenas um caso de dengue foi confirmado em Cianorte e outros 120 suspeitos foram notificados. Este ano, os órgãos de saúde já registraram 100 notificações de suspeitas da doença. A Secretaria Municipal de Saúde monitora os pacientes que procuram atendimento médico com sintomas de dengue e oferece, juntamente com a Regional de Saúde, os exames laboratoriais necessários para a detecção da doença.

A 13ª Regional de Saúde informou que uma atividade de bloqueio foi realizada na região de moradia do caso confirmado, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Desde o início do ano, o órgão registrou dois casos confirmados, um em Cianorte e outro em Tuneiras do Oeste.