Saúde

Meta é vacinar 4,3 mil crianças em Cianorte, estima Saúde

A Vigilância Sanitária, por meio da Secretaria de Saúde de Cianorte, espera vacina mais de 4,3 mil crianças de seis meses a menos de cinco anos contra o sarampo e a poliomielite. A campanha que tem início neste sábado (8) será realizada até o dia 28.

A dose pode ser tomada em qualquer UBS (Unidade Básica de Saúde). Na região, a 13ª Regional de Saúde estima que 11,640 mil crianças sejam imunizadas nos 11 municípios de abrangência da Regional. Nos dias 8 e 22 haverá mobilização em todas as UBS’s da região, conforme calendário nacional expedido pelo Ministério da Saúde.

Podem tomar a vacina contra o sarampo crianças com idade a partir de 1 ano a menores de cinco. Nesta faixa etária, a estima é aplicar aproximadamente de 3,8 mil doses, somente em Cianorte. Já contra a paralisia infantil ou poliomielite, serão distribuídas 8.496 vacinas, para crianças com seis meses a menos de cinco anos.

A Vigilância Sanitária de Cianorte, alerta para que os pais fiquem atentos ao prazo e não deixem de vacinar os filhos. De acordo com o Ministério da Saúde, a poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.

Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão acontece de pessoa para pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.