Cidades

Mega Feira de Adoção de cães do Canil Municipal será no sábado

Cerca de 20 animais castrados e vacinados estarão à disposição para encontrar um lar.
Cerca de 20 animais estarão expostos na feira, mas há mais aptos a serem adotados no Canil (Foto: MÔNICA CHAGAS / TRIBUNA)

Os cães resgatados pela equipe do Canil Municipal aguardam por uma família por cerca de 60 dias, antes de serem devolvidos às ruas, em razão da alta demanda. Muitas vezes, o mesmo animal vai e volta do Canil e não é adotado. Para mudar essa realidade, divulgar o trabalho realizado e garantir que mais cachorros consigam um lar, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) promove uma mega feira de adoção, no próximo sábado (9).

Cerca de 20 cães castrados, vacinados e microchipados estarão expostos na Praça João XXIII, em frente ao Salão Paroquial da Igreja Matriz de Cianorte, das 10 às 15 horas. Para adotar é necessário ter 18 anos e levar um documento com foto e um comprovante de residência.

Segundo o veterinário Luis Antonio Bevilaqua, responsável pelo atendimento do Canil, o número de adoções caiu este ano e o objetivo é aumentar cada vez mais a procura por esses animais. “No início das atividades tínhamos uma média de 30 adoções mensais, que caíram para 12. Por isso, é muito importante divulgar o Canil e os animais que estão aqui esperando por um lar”, afirma.

Além dos cães que estarão expostos no sábado, outros 50 já estão castrados e prontos para adoção. Atualmente, o local abriga 165 animais. “Quem tiver interesse em adotar um cachorro pode nos procurar. Se por acaso a pessoa quiser um cão que ainda não foi castrado ele terá preferência na fila de cirurgia e vai para casa depois do procedimento”, explica.

COMO FUNCIONA

O Canil recolhe apenas animais em situação de risco ou cadelas no cio. No local, os animais recebem todo o tratamento necessário para a recuperação, além de microchip, vacinas e vermífugo, e entram na fila de espera para a castração. Segundo Bevilaqua, nenhum cachorro sai do Canil sem estar castrado.

“Os machos que chegam vão para o procedimento o quanto antes para evitarmos que cruzem com as fêmeas. Com duas a três cirurgias de castração por dia já conseguimos diminuir bastante o percentual de animais férteis que vem para cá. Atualmente, apenas 57 dos 165 que estão aqui ainda não passaram pela cirurgia, o que representa menos de 50%.”

COMO ADOTAR

O Canil Municipal fica no final da Avenida Galeão, às margens da PR-323, ao lado da Acrenorte, e atende de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 18h30, e aos sábados, das 8 às 12 horas. Quem tem interesse em adotar um animal precisa levar documento pessoal e comprovante de residência. A adoção é concedida mediante a assinatura de um Termo de Responsabilidade.

CONTATO

Para acionar o canil para recolher animais de rua em situação de risco, o contato é pelo 99147-2004. O telefone atende de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h30 e aos sábados das 8 às 12 horas. Fora do horário comercial, a população pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo 193.

VOLUNTÁRIOS

A equipe do Canil está procurando voluntários para ajudar na organização e atendimento da feira de adoção. Quem tiver interesse pode entrar em contato com a Semma pelo telefone 3631-6463 ou pela fanpage “Canil Municipal de Cianorte”.