Major Adriano volta a Cianorte com o desafio de reestruturar unidade

O novo comandante do 4° Subgrupamento Independente do Corpo de Bombeiros (SGBI) de Cianorte, major Adriano Alves, já iniciou o trabalho no local e pretende agilizar a reestruturação. Apesar do desafio, conhece bem o ambiente, pois trabalhou na cidade durante 13 anos, antes de ser transferido para Maringá. Lá, foi promovido e aproveitou a oportunidade da elevação da unidade para retornar. A transferência de posse oficial será realizada no dia 14 de março.

Segundo o major Adriano, o principal objetivo é garantir a reestruturação completa do SGBI. Estamos lutando para conseguir trazer mais oficiais e praças para cá e completar o efetivo, garantindo agilidade no atendimento. Já criamos várias seções dentro da unidade e agora estamos completando essas vagas de acordo com a disponibilidade de pessoal, afirmou. Atualmente, o Corpo de Bombeiros de Cianorte conta com 31 integrantes, sendo dois oficiais.

Com a elevação, a unidade passa a atender situações mais complexas e amplia a área de atuação de 12 para 14 municípios, com uma população aproximada de 180 mil pessoas. Entre os atendimentos mais trabalhosos estão os acidentes registrados em rodovias, que exigem mais tempo de deslocamento. Nosso maior sonho é que a PR-323 seja um dia duplicada e diminua um pouco nosso trabalho, disse. No caso da rodovia, a cobertura começa perto de Tapejara e segue até a ponte do Rio Ivaí.

Em relação aos incêndios, o comandante destaca o trabalho de prevenção do Corpo de Bombeiros, que tem diminuído as estatísticas. Tivemos uma recente mudança na legislação de prevenção e temos reforçado o trabalho nas empresas, o que foi determinante para a queda do número de incêndios em edificações, explicou. Hoje em dia a dificuldade é com incêndios ambientais, que costumam aumentar bastante nos períodos de seca, completou.

Para solicitar o atendimento do Corpo de Bombeiros, a população pode entrar em contato pelo telefone de emergência 193.