Cotidiano

Mais de 800 títulos de eleitor são cancelados em Cianorte

O cidadão que teve o título cancelado não poderá votar nas próximas eleições e perderá alguns direitos
["Eleitores que deixaram de votar nas tr\u00eas \u00faltimas elei\u00e7\u00f5es tiveram o documento cancelado pela Justi\u00e7a Eleitoral "] (Foto: Eleitores)

A Justiça Eleitoral determinou o cancelamento de 838 títulos em Cianorte de pessoas que deixaram de votar ou justificar ausência nas três últimas eleições. O prazo para regularização terminou no dia 2 de maio.

O cancelamento automático do título ocorreu na última semana, 60 dias após o prazo para a regularização da situação eleitoral. O cidadão que teve o título cancelado não poderá votar nas próximas eleições e perderá alguns direitos. "A pessoa que tem o título cancelado perde a quitação eleitoral. Ela pode ter problemas na hora de obter passaporte, inscrever-se em concursos públicos, matricular-se em instituições públicas de ensino. Além disso, ela pode sofrer uma suspensão no CPF e em decorrência disso enfrentar uma série de problemas", explica o chefe do Cartório Eleitoral de Cianorte, Fernando Crinchev.

Caso o documento tenha sido cancelado, o eleitor precisa procurar o Cartório Eleitoral com RG, o título cancelado e comprovante de residência atualizado. Também é preciso pagar uma multa de R$ 3,51 por eleição que o eleitor tenha deixado de votar.

O eleitor estiver em dúvida se o seu título foi ou não cancelado, pode verificar a sua situação perante a Justiça Eleitoral no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no endereço www.tse.jus.br.

 

BIOMETRIA

Além do número de títulos cancelados na cidade, preocupa o Cartório Eleitoral a baixa procura pelo recadastramento biométrico. Em Cianorte, 56.489 mil eleitores precisam realizar o procedimento. Até o momento apenas 17.511 já realizaram a revisão biométrica – processo que identifica o eleitor por meio da impressão digital. "A nossa expectativa era de que 850 pessoas procurassem o Cartório Eleitoral todos os dias para fazer a biometria. No entanto, nos dias de maior movimento esse número chegou a 600. Nossa preocupação é de que não consigamos atender todos esses eleitores que estão deixando para a última hora", explica Crinchev.

O prazo para fazer a revisão biométrica termina no dia 25 de agosto.Para o atendimento o eleitor deve apresentar um comprovante de residência atualizado, RG e título de eleitor. O atendimento pode ser agendado pela internet no endereço: www.tre-pt.jus.brou pessoalmente no Cartório Eleitoral na Avenida Goiás, 51, próximo a Prefeitura.