Cotidiano

Mais de 4 mil ipês embelezam Cianorte

Inverno seco intensifica a florada da espécie, que proporciona belas imagens locais
Cobertas de flores, as calçadas acompanham o colorido das copas das árvores (Foto: ANDERSON THEODORO)

Tudo tem um lado positivo. Até o tempo seco do inverno deste ano, que contribuiu para embelezar as ruas da cidade com a florada dos ipês. Basta dar uma olhadinha para cima, principalmente no centro de Cianorte, para contemplar o espetáculo dos ipês roxos. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Comar Schulz, há entre 3,5 mil e 5 mil pés de ipê plantados no município.

A maioria das árvores é da espécie roxa, mas também há exemplares amarelos e brancos, como informa o secretário. “O ipê é muito utilizado na arborização urbana por ter raízes pivotantes, que dificilmente danificam as calçadas. A preferência pela espécie também leva em consideração os baixos índices de doenças e ocados, além da beleza que proporciona à cidade”, afirma. 

Como podem chegar a 30 metros de altura, os ipês são plantados preferencialmente em área onde não haja fiação. Seu nome vem do tupi e significa árvore cascuda, muito utilizada como madeira de lei para a produção de móveis em algumas regiões do país. O ipê é uma árvore caducifólia, que desabrocha no inverno ou no começo da primavera. Quanto mais frio e seco estiver o clima, maior será a intensidade da floração, por isso a intensidade do colorido cianortense. A espécie também é um ótimo atrativo para animais e insetos polinizadores, de forma que contribui para o meio ambiente como um todo.