CTA realiza mais de 350 testes rápidos em 10 dias

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Luta contra a Aids, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Cianorte está expandindo o atendimento e realizando coletas em empresas e instituições locais. Nos primeiros 10 dias de novembro, foram coletadas 358 amostras de sangue para testes rápidos, que podem detectar doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como HIV, sífilis e hepatites B e C, em apenas 30 minutos.

De janeiro a outubro deste ano, foram realizados 5.694 testes em Cianorte. Destes, 43 foram positivos para HIV. Em 2017, 56 pessoas foram detectadas com a doença. Os dados consideram os atendimentos do CTA, das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e dos hospitais.

Os pacientes diagnosticados com o vírus recebem orientação e são encaminhados para o tratamento no Consórcio Intermunicipal de Saúde Centro Noroeste do Paraná (Ciscenop), que disponibiliza consultas, exames e medicação. Para a farmacêutica Adriana Altrão, responsável pela Unidade Dispensatória de Medicamentos (UDN) do Ciscenop, o diagnóstico precoce é extremamente importante para o tratamento, mas a prevenção é essencial.

Praticamente 100% dos casos de HIV que tratamos aqui foram contraídos em relações sexuais desprotegidas. Por isso, precisamos ressaltar a importância do uso do preservativo, que é disponibilizado gratuitamente na rede pública de saúde, e pode salvar vidas, destacou. De acordo com os dados do Ciscenop, em 2017 foram registrados dois óbitos por Aids em Cianorte e região; em 2018, já foram três.

MORTALIDADE

O novo Boletim Epidemiológico de HIV/Aids divulgado pelo Ministério da Saúde revela que, no período de 2014 a 2017, houve redução no coeficiente de mortalidade no Paraná, que caiu de 5,1 óbitos por 100 mil habitantes, em 2014, para 4,1 óbitos em 2017, o que representa uma redução de 19,6%. Em relação aos casos, desde o ano de 2014, também se observa queda na taxa de detecção de Aids no Paraná. Eram 19,2 casos por cada 100 mil habitantes, em 2014, e, em 2017, foram 17 para cada 100 mil habitantes, o que representa uma redução de 11,4%.

No total, 21 estados apresentam redução na taxa de mortalidade e cinco apresentam aumento – Rondônia, Acre, Ceará, Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul. Os estados do Piauí e Goiás mantiveram a mesma taxa de mortalidade entre 2014 e 2017. Já com relação ao Brasil, o país chega aos 30 anos de luta contra o HIV e Aids com queda no número de casos e óbitos. A garantia do tratamento para todos, lançada em 2013, e a melhoria do diagnóstico contribuíram para a queda, além da ampliação do acesso à testagem e redução do tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento.  (Com Assessoria PMC e Agência Saúde)

OUTRAS DSTs

Dos 358 testes realizados em novembro, 12 foram positivos para sífilis, quatro para hepatite B e um para hepatite C. Não foram detectados casos de HIV.

De janeiro a outubro, foram 203 testes positivos para sífilis, 33 para hepatite B e 10 para hepatite C.

Os testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) estão disponíveis em todas as UBSs do município, nos hospitais, na UPA e no CTA, que fica ao lado da UBS Extensão. No Centro de Testagem e Aconselhamento, podem ser realizados de segunda a quinta-feira, das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas. Informações pelo telefone (44) 3631-6391.