Educação

Mais de 200 detentos do Paraná participam de exames online da EJA

(Foto: Divulgação)

Mais de 200 detentos do sistema prisional paranaense participaram da quarta etapa dos exames online ofertados para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na última sexta-feira (10). As provas foram aplicadas em Curitiba e Região Metropolitana, Ponta Grossa, Maringá, Londrina e Foz do Iguaçu. Os inscritos realizaram provas de Língua Estrangeira Moderna – Inglês ou Espanhol, Matemática, Educação Física, Arte e História. 

Os exames online são ofertados aos detentos que estão matriculados na EJA e desejam ser avaliados na disciplina para conseguir a certificação. Os presos que não estão estudando, mas que desejam a conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio também podem participar. A aprovação acontece caso o aluno alcance no mínimo a média seis em cada disciplina. 

 

CERTIFICAÇÃO

Os exames online da EJA oportunizam a conclusão parcial ou a certificação do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Nas três etapas dos exames realizadas em 2016, foram 870 inscrições que resultaram em 427 aprovações. 

Segundo a coordenadora de educação do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), Glacélia Quadros, os exames ocorreram nos três turnos (manhã, tarde e noite), de acordo com o cronograma da Secretaria de Estado da Educação (Seed), responsável pela elaboração e oferta. Neste ano, as provas foram aplicadas nos laboratórios de informática das unidades penitenciárias (Telecentros).