Mais de 200 detentos do Paraná participam de exames online da EJA

Mais de 200 detentos do sistema prisional paranaense participaram da quarta etapa dos exames online ofertados para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na última sexta-feira (10). As provas foram aplicadas em Curitiba e Região Metropolitana, Ponta Grossa, Maringá, Londrina e Foz do Iguaçu. Os inscritos realizaram provas de Língua Estrangeira Moderna – Inglês ou Espanhol, Matemática, Educação Física, Arte e História. 

Os exames online são ofertados aos detentos que estão matriculados na EJA e desejam ser avaliados na disciplina para conseguir a certificação. Os presos que não estão estudando, mas que desejam a conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio também podem participar. A aprovação acontece caso o aluno alcance no mínimo a média seis em cada disciplina. 

 

CERTIFICAÇÃO

Os exames online da EJA oportunizam a conclusão parcial ou a certificação do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Nas três etapas dos exames realizadas em 2016, foram 870 inscrições que resultaram em 427 aprovações. 

Segundo a coordenadora de educação do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), Glacélia Quadros, os exames ocorreram nos três turnos (manhã, tarde e noite), de acordo com o cronograma da Secretaria de Estado da Educação (Seed), responsável pela elaboração e oferta. Neste ano, as provas foram aplicadas nos laboratórios de informática das unidades penitenciárias (Telecentros).