Mais de 17 mil estudantes iniciam o Vestibular da UEM neste domingo

Só no campus de Cianorte são esperados mais de 850 alunos; veja os cursos mais concorridos

Para o Vestibular da Universidade Estadual de Maringá que começa neste domingo (17), os candidatos devem ficar atentos para não esquecer de carregar documento de identificação original com foto, não abusar da alimentação e não ingerir bebida alcóolica às vésperas do concurso, além de chegar com bastante antecedência ao local da prova.

Os cuidados com a saúde devem ser redobrados e por isso a Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU) recomenda dormir cedo, cuidar da hidratação e consumir comidas leves. No dia da prova, por exemplo, o ideal é levar água e uma barra de cereal, opção prática e saudável de alimentação rápida.

Presidente da CVU, a professora Maria Raquel Marçal Natali orienta que candidatos chegarem por volta das 7h30 ao local da prova, permanecendo ali até o horário de abertura das salas, às 8h20. As portas serão fechadas às 8h50 porque às 9 horas terá início a aplicação do concurso.

Outra orientação da presidente da Comissão é lembrar aos candidatos para que não se esqueçam de portar a caneta azul na prova de Redação, pois a partir deste Vestibular ela será a única permitida, uma vez que facilita a visualização na hora da correção.Em todos os locais de prova haverá atendimento médico

 

CURSOS MAIS CONCORRIDOS

O Vestibular de Inverno 2016 da UEM terá 17.505 candidatos, oriundos dos 26 estados brasileiros, disputando 1.470 vagas distribuídas em 69 cursos de graduação. Em cada curso, turno e campus, 20% das vagas são reservadas ao Sistema de Cotas Sociais adotado pela instituição.

A grande maioria dos candidatos, 11.914 pessoas, farão as provas em Maringá. Além do campus da UEM, o Vestibular será aplicado na Unicesumar, na Pontifícia Universidade Católica (PUC), na Faculdade Cidade Verde e na Feitep (Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional).

Também haverá provas nas cidades de Cianorte (854 candidatos), Campo Mourão (551), Goioerê (237), Ivaiporã (326), Paranavaí (924), Apucarana (1.377), Umuarama (1.246) e Cidade Gaúcha (76).

 

Medicina, Arquitetura e Urbanismo, e Odontologia são, pela ordem, os cursos mais concorridos, de acordo com levantamento sobre a concorrência divulgado pela CVU.

Cada vaga do curso de Medicina será disputada por 307,3 candidatos, enquanto que Arquitetura e Urbanismo terá 60,8 candidatos por vaga, e Odontologia 48,8. O quarto curso mais concorrido é Direito (matutino), com 46,3 inscritos por vaga.

Entre os candidatos inscritos pelo sistema de cotas, a disputa segue a mesma ordem, com exceção do quarto curso mais concorrido, que, entre os cotistas, é Engenharia Mecânica, na proporção de 21,3 vestibulandos por vaga.