Cidades

Lions realiza testes de acuidade visual em escola municipal de Cianorte

A ação do Lions Clube Cianorte Sem Fronteira pretende atender os mais de 800 alunos da escola municipal (Foto: MÔNICA CHAGAS / TRIBUNA)

Cumprindo o objetivo do Lions Internacional de promover ações voltadas à visão, o Lions Clube Cianorte Sem Fronteira está realizando testes de acuidade visual e daltonismo em crianças da rede municipal de ensino, nesta semana. As atividades começaram na quarta-feira e devem se estender até a semana que vem, totalizando o atendimento para os 800 estudantes da Escola Municipal Jardim Aeroporto.

Com ajuda de uma profissional cedida pela Clínica de Olhos Paraná, os integrantes da entidade estão atendendo crianças do 1° ao 5° ano do ensino fundamental, de quatro a 10 anos de idade. De acordo com a diretora social Nilza Luizetto, o objetivo é identificar alunos com dificuldade visual e encaminhá-los a uma consulta oftalmológica. Ela explica que, após o término dos testes, os resultados serão apresentados aos pais, que poderão levar os filhos para o oftalmologista por um preço acessível.

Para os atendimentos posteriores, o Lions Clube Cianorte Sem Fronteira firmou uma parceria com a Clínica de Olhos Paraná e também com as óticas Diamante Azul e Gouveia, para a confecção dos óculos necessários.

O assessor de serviços leonísticos para crianças, Osmar Luizetto, explica que a ação foi promovida com o apoio das secretarias municipais de Saúde e Educação.

No primeiro dia de trabalho, 22 crianças apresentaram dificuldades nos testes de acuidade e uma no teste de daltonismo. Ao todo, 196 crianças foram atendidas.