Cidades

Lideranças de Cianorte e região formam comitê para o desenvolvimento territorial

Empresários e lideranças formarão grupo que desenvolverá ações para potencializar as micro e pequenas empresas da região
["Cianorte e outras 11 cidades da regi\u00e3o v\u00e3o compor o Territ\u00f3rio da Moda"] (Foto: ANDERSON THEODORO)

Realidade em diversas regiões do estado, os comitês territoriais funcionam, com o apoio do Sebrae/PR, como o elo entre as lideranças dos setores públicos e privados com o objetivo de planejar o desenvolvimento do ambiente de negócios que resulte no fortalecimento da economia local e no crescimento das micro e pequenas empresas. No dia 17 de julho será apresentada a proposta de formação do Comitê Territorial para o Desenvolvimento do Ambiente Favorável para os Pequenos Negócios do Território da Moda, que congregará representantes de Cianorte e outras 11 cidades da região.

O grupo é aberto para a participação de empresários, líderes que representam as entidades privadas e públicas dos diversos setores econômicos. Durante o evento de apresentação os participantes conhecerão os objetivos e as linhas de atuação do comitê. Após a constituição do comitê, os encontros serão periódicos para que os participantes conheçam os capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e seus incentivos e benefícios para o desenvolvimento destes negócios. 

Depois, o grupo passará a estudar e entender as necessidades de diferentes áreas, o que pautará o planejamento de ações do Comitê Territorial Território da Moda. Entre os assuntos que serão apresentados pelo Sebrae/PR está o associativismo, as práticas de educação empreendedora e o aumento da participação das micro e pequenas empresas locais nos pregões de compras públicas.

A consultora do Sebrae/PR, Thaís Contin, responsável por coordenar as atividades do comitê, destaca que será um importante agente para o fortalecimento da região. “Quando unimos forças de entidades e lideranças para pensar e discutir o desenvolvimento, geramos possibilidades concretas de promover um ambiente de negócios mais favorável. Durante os encontros também compartilharemos as boas práticas que já são realidade como forma de estimular um crescimento orgânico e inclusivo”, explica.

Thaís diz que o futuro comitê seguirá os passos de outros grupos da região que já desenvolvem a mesma iniciativa. “As cidades de Maringá, Paranavaí e Umuarama, que são próximas a Cianorte, têm seus comitês constituídos há um ano e já registram implantações de novas ações focadas para a melhora do ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas”, informa a consultora do Sebrae/PR.

O encontro de apresentação da proposta do Comitê Territorial Território da Moda acontecerá em 17 de julho, às 8h, na sede da Associação Comercial de Cianorte (Acic), localizada na Avenida Santa Catarina, nº 683.