Leão do Vale fica a quatro jogos do acesso à Série C do Brasileirão

O Cianorte Futebol Clube garantiu sua vaga nas oitavas de final do Campeonato Brasileiro Série D 2019. Agora, a equipe reencontra o Caxias (RS) para os dois duelos que valem vaga nas quartas de final do certame, fase que define o acesso à Série C do Brasileirão de 2020. Ou seja, a regressiva do acesso diminuiu para quatro jogos.

A classificação nos pênaltis (4 a 3) após mais um empate sem gols diante da Ferroviária (SP) foi um belo teste para o coração dos cerca de mil espectadores que compareceram ao Albino Turbay na tarde de domingo, 23. Para o técnico Bolívar, a qualidade do adversário valorizou a conquista da vaga após um jogo que, segundo ele, foi ‘tenso’ dentro de campo.

A Ferroviária valorizou muito a nossa classificação. Enfrentamos uma equipe forte, bem preparada e que veio de um campeonato estadual muito forte, que é o paulista. Foi um jogo muito tenso. Foi um momento mágico, em que o torcedor jogou junto. Fiquei muito feliz de presenciar eles vibrando com os jogadores no fim do jogo afirma Bolívar em entrevista à TRIBUNA. 

O REENCONTRO

Agora pelas oitavas de final, Cianorte e Caxias se cruzam novamente. Até o momento, o time gaúcho foi justamente o único a conseguir derrotar o Leão do Vale na competição.

Na primeira fase, foram dois confrontos pelo Grupo A16. No primeiro turno, vitória gaúcha, no Sul, por 2 a 0. No returno, o Leão do Vale levou a melhor no Albino Turbay e venceu por 1 a 0.

Por conta da melhor campanha, o time cianortense tem a vantagem de decidir em casa o duelo de volta. Assim como o Cianorte, o Caxias também avançou nos pênaltis. Após dois jogos sem gols diante do Avenida (RS), a equipe Grená superou o adversário jogando fora de casa, ao vencer por 6 a 5 nos pênaltis.

É um time de muita qualidade, onde teremos que novamente fazer dois jogos perfeitos para buscar essa qualificação para a próxima fase. Mas, já conhecemos a equipe do Caxias e sabemos tudo o que temos que fazer para poder vencer. Sem dúvidas que serão dois grandes confrontos, onde o Cianorte precisa fazer um grande primeiro jogo para poder trazer a decisão aqui para casa diz Bolívar.

Até o fechamento desta edição, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não havia divulgado as datas e horários dos confrontos das oitavas de final.

APÓS SETE ANOS

O Cianorte volta as oitavas de final da Série D após sete anos. A última vez foi em 2012, quando a equipe eliminou o Juventude (RS) após perder o jogo de ida, fora de casa, por 3 a 1, mas vencer o confronto de volta, em casa, por 3 a 0. Nas quartas, a equipe – na época comandada por Paulo Turra – acabou caindo para o Mogi Mirim (SP) nos pênaltis, em pleno Albino Turbay. O episódio ficou marcado como um dos mais tristes da história do clube, afinal, a equipe cianortense havia vencido o jogo de ida, por 2 a 1, na casa do adversário, ficando a um empate do acesso.