Justiça no Bairro presta atendimento a milhares de pessoas durante fim de semana

Milhares de moradores de Cianorte e dos municípios vizinhos que pertencem à Amenorte, sendo eles: Cidade Gaúcha, Guaporema, Indianópolis, Japurá, Jussara, Rondon, São Manoel do Paraná, São Tomé, Tapejara, Terra Boa e Tuneiras do Oeste, aproveitaram a última sexta-feira (27) e sábado (28), para colocar a vida em dia. Eles participaram do Justiça no Bairro, evento promovido pelo Tribunal de Justiça do Paraná, em parceria com Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria de Assistência Social, Sesc Cidadão, Provopar Municipal e Unipar, na Capital do Vestuário, que prestou assistência jurídica e orientações, além de diversas ações de acesso à cidadania.

Entre os atendimentos prestados se destacam as audiências de conciliação na Vara Cível, divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável, interdição de pessoas doentes ou com incapacidade física para receber aposentadoria, regularização de pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade e maternidade, retificação de registro e guarda, emissão de carteiras de identidade, exame de DNA e o casamento coletivo. Também houve a emissão de Cadastros de Pessoas Físicas (CPFs) e Carteiras de Identidade (RG). O público ainda desfrutou de atividades recreativas; ações em saúde; serviços estéticos, como corte de cabelo e design de sobrancelha; atendimentos em Unidade Móvel de Saúde Bucal; entre outros.

A Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com o Provopar, esteve envolvida em toda a organização do evento, que aconteceu nas dependências do Complexo Esportivo da Unipar e nos arredores do Paço Municipal. A atual administração possui um carinho especial pela área social e, assim, trabalha com afinco pela melhoria da qualidade de vida daqueles que mais precisam. Portanto, não poderíamos deixar de prestar apoio irrestrito a esta iniciativa, destacou a primeira-dama e presidente de honra do Provopar, Fátima Bongiorno.

Nos sentimos satisfeitos pelo sucesso desta 5ª edição do Justiça no Bairro que, a cada ano, permite que mais pessoas tenham acesso aos seus direitos, gerando a inclusão social e, consequentemente, a transformação em suas vidas, comentou o prefeito Claudemir Bongiorno, em visita realizada na manhã do último sábado (28), na companhia do vice, Beto Nabhan, e do presidente da Câmara de Vereadores, Silvio do Pátio, e da Secretária Municipal de Assistência Social, Marlene Bataglia.

Para a desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná e idealizadora da iniciativa, Joeci Machado Camargo, o resultado foi muito satisfatório, visto que a principal finalidade do Justiça no Bairro é a descentralização da prestação jurisdicional, por meio da promoção do acesso gratuito aos serviços Esta é uma aliança, um compromisso que nós, instituições públicas e privadas, assumimos para transformar a vida de pessoas que precisam de assistência, em especial, as socialmente vulneráveis. Muitas chegam aqui e descobrem direitos que nem imaginavam que tinham. Isso muda a trajetória delas para melhor, disse. Estima-se que milhares de pessoas usufruíram dos serviços. O relatório com os números dos atendimentos será divulgado nos próximos dias.