Cidades

Justiça Eleitoral quer que eleitores acompanhem preparação das urnas

População pode acompanhar todos os processos e testes realizados nas urnas antes do segundo turno
["As urnas s\u00e3o armazenadas e preparadas no F\u00f3rum Eleitoral ","",""] (Foto: MÔNICA CHAGAS / TRIBUNA)

Diante dos relatos de problemas em urnas eletrônicas e da desconfiança do eleitorado brasileiro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomendou que os juízes eleitorais reforcem o convite à população para participar dos processos de testagem das urnas eletrônicas. Em Cianorte, a cerimônia de carga e lacração dos 195 equipamentos que serão utilizados na Zona Eleitoral 88 será no dia 24 de outubro, a partir das 8h30, no Fórum Eleitoral, localizado na Avenida Goiás, 51.

O juiz eleitoral Bruno Henrique Golon convida todos que têm interesse para acompanhar a preparação das urnas e os testes de funcionamento. No comunicado, o juiz ressalta “a importância da participação dos diversos segmentos da sociedade, sobretudo em virtude das notícias falaciosas que circulam nas redes sociais questionando a confiabilidade das urnas e a segurança e integridade do sistema eletrônico de votação”. O documento pode ser conferido nas publicações oficiais desta edição.

No dia 14, as urnas também passarão por auditoria e serão submetidas a testes de votação. Segundo o chefe de Cartório Eleitoral, Fernando Cesar Crinchev, os procedimentos seguem um padrão e sempre são realizados antes das eleições. “O pessoal pode acompanhar o trabalho da Justiça Eleitoral e inclusive indicar urnas para serem testadas. Na ocasião, simulamos uma votação a um determinado candidato e verificamos se os dados são computados de forma correta”, explicou.

A geração de mídias das urnas, ou seja, a transmissão dos sistemas oficiais para as mídias que são inseridas nos equipamentos, como informações digitais dos candidatos, partidos, coligações e eleitores, será na terça-feira (23). Depois da finalização dos processos, as urnas eletrônicas são lacradas e encaminhadas aos colégios.

Em Cianorte, 195 urnas estarão disponíveis em 195 seções para 54.869 eleitores. No segundo turno, 780 mesários, 36 secretários de prédio, 18 auxiliares do juízo e 32 motoristas vão trabalhar no município.

REGIÃO

A preparação das 77 urnas da Zona Eleitoral 149, que compreende os municípios de Indianópolis, Japurá, Jussara, São Manoel do Paraná e São Tomé, começa hoje (19) com a geração de mídias. A cerimônia de carga e lacração, a auditoria e os testes serão na segunda-feira (22). Todos os processos também podem ser acompanhados pela população no Fórum Eleitoral de Cianorte. Na região, 21,9 mil eleitores estão aptos a votar. A maior quantidade se concentra em Japurá.