Cidades

Justiça Eleitoral cancela 81 títulos

Faltosos não compareceram aos últimos três pleitos das eleições e não regularizaram a situação dentro do prazo
Para regularizar a situação os faltosos devem comparecer ao Cartório Eleitoral e pagar multa de R$3,65. (Foto: Jaqueline Andriolli / Tribuna de Cianorte)

O prazo para os eleitores faltosos nas últimas três votações evitarem o cancelamento do título terminou no início de maio. Nas Zonas Eleitorais 88 e 149 que compreendem aos municípios de Cianorte, São Tomé, São Manoel do Paraná, Jussara, Japurá e Indianópolis, 88 eleitores tiveram o título cancelado.

Está em situação irregular quem não compareceu para votar ou justificar nos dois turnos das eleições de 2018 e à eleição municipal de 2016. Para regularizar a situação os faltosos devem comparecer ao Cartório Eleitoral, para emitir o boleto com a multa no valor de R$ 3,65 que deve ser paga na agência do Banco do Brasil e devolvida ao cartório eleitoral. Depois é emitido um novo documento regularizado.

Com o título cancelado, o eleitor não fica só impedido de votar como também perde alguns direitos, tais como: inscrever-se em concurso público; obter passaporte, carteira de identidade ou CNH; matricular-se em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

Em Cianorte, apenas três eleitores regularizaram os títulos até o prazo determinado. Nos outros municípios que compreendem a Zona Eleitoral 149, nenhum dos 15 eleitores faltosos regularizou a situação. No Paraná, a Justiça Eleitoral cancelou 107,8 mil títulos de eleitor.

Não tiveram os títulos cancelados aqueles que não são obrigados a votar, sendo seu comparecimento às urnas facultativo, como as pessoas entre 16 e 18 anos e acima de 70 anos. Também não estão sujeitos à medida os portadores de deficiência que não conseguem cumprir as obrigações eleitorais.

Quem tiver dúvidas pode entrar em contato pelo telefone (44) 3629-2119 ou comparecer ao Cartório Eleitoral de Cianorte, localizado na Avenida Goiás, 51, próximo à Prefeitura. Também é possível verificar a situação no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).