Educação

Jussara supera meta do Ideb pela terceira vez consecutiva

Alunos das Escola Municipal Julieta Alves Soares atingiram 6.7 pontos na avaliação
Equipe de professores e funcionários da Secretaria de Educação de Jussara (Foto: ASSESSORIA JUSSARA )

Jussara mais uma vez apresentou desempenho superior à meta estadual do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado no começo desse mês. Na cidade que tem 475 alunos matriculados na Escola Municipal Julieta Alves Soares, única do município, o índice chegou a 6.7, quando a meta prevista pelo Ministério da Educação era de 6.1, apresentando crescimento pela terceira vez consecutiva. No Paraná a meta para as séries iniciais do ensino fundamental era 5.5 e a média ficou em 5.8.

O resultado, explica a secretária de Educação de Jussara, professora Claudia Cristina Guietti Feitosa, acompanha uma evolução no desempenho em sala de aula que começou ainda em 2013, no primeiro ano da administração Moacir Luiz Pereira Valentini, o Tatinha. Naquele ano, o índice apresentado foi de 6.1. Em 2015, a avaliação atingiu 6.2 e agora em 2017, os números chegam a 6.7.

Conforme a secretária, esse desempenho tem relação direta com os investimentos feitos em Educação no município. O principal deles é a capacitação dos 73 professores da rede municipal de ensino. Conforme Cláudia, todos os professores passam por, pelo menos, duas capacitações no ano o que reflete no desempenho dos alunos dentro de sala de aula.

Além disso, em Jussara os professores são bem remunerados e estimulados a desenvolver projetos com os alunos em sala de aula e fora também. Como, por exemplo, o projeto “A união faz a vida”, desenvolvida em parceria com o Sicredi. “Ainda investimentos em material pedagógico de qualidade, uniformes e merenda escolar de excelente qualidade para nosso alunos. Educação é uma prioridade em Jussara e pretendemos avançar mais nos próximos anos”, destaca a secretária.

O próprio prefeito fez questão de parabenizar a equipe da Secretaria de Educação pelos resultados. Durante evento público no dia 6, Tatinha destacou o trabalho desenvolvido pela secretária Claudia Feitosa, assim como a coordenadora pedagógica, Vânia Lúcia Lima e a diretora da Escola Julieta Soares, professora Salete Mazzarão Guietti, assim como professores e servidores do setor de Educação. Segundo ele, o trabalho da equipe é de excelência e merece todos os créditos pelos resultados alcançados.