Esportes

Judoca de Cianorte conquista medalha de ouro nos Jogos Abertos do Paraná

Representando Campo Mourão, Paulo Henrique Ribeiro Mercedes foi campeão na categoria absoluto
Representando Campo Mourão, judoca cianortense (de branco) conquistou a medalha de ouro na fase final dos JAPS (Foto: Silmar Ramos)

O judoca cianortense Paulo Henrique Ribeiro Mercedes, 24, conquistou a medalha de ouro da categoria absoluto (peso livre) na fase final dos 62º Jogos Abertos do Paraná - Divisão A. A conquista veio no domingo, 12, em Toledo, sede dos jogos.

Graduado em Educação Física e faixa marrom pela Federação Paranaense de Judô (FPRJ), Paulo Henrique pratica o judô desde 2009 e começou sua trajetória participando de projetos sociais. Apesar de realizar todos os seus treinamentos em Cianorte, o atleta representou a cidade de Campo Mourão nos JAPS.

“Cianorte hoje não tem uma equipe de rendimento que vá para competições, então sou federado por outra cidade e às vezes me convidam para participar dos jogos. Fui campeão da categoria absoluto e pude ajudar Campo Mourão”, explicou o atleta.

Além do ouro nos Jogos Abertos, o judoca, que costuma competir na categoria até 100 quilos, também tem no currículo duas medalhas de ouro (2015/2016) e uma de bronze (2019) nos Jogos Universitários do Paraná e uma quinta colocação no Campeonato Paranaense Sênior (2019).

PROJETO SOCIAL

Além das competições e da busca por conquistas, Paulo Henrique deu inicio a outro desafio: a formação de atletas. Um projeto social de iniciação esportiva na modalidade de judô começou em Cianorte há cerca de um mês, promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer em parceria com a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). As aulas serão ministradas por Paulo Henrique, que, neste caso, deixará de lado a função de atleta para desempenhar a de professor.

As aulas são realizadas as segundas e quartas-feiras, das 15 às 16 horas, no Ginásio de Esportes Tancredo Neves. O projeto, voltado para crianças de 7 a 12 anos, é totalmente gratuito. Os interessados em participar devem procurar a Secretaria de Esporte e Lazer, que fica na Praça Olímpica Marcos Danilo Padilha, anexa ao Ginásio de Esportes Tancredo Neves. Para mais informações basta entrar em contato pelo telefone 3631-7273.