Cidades

Japurá e Tapejara são reconhecidas por projetos inovadores

Outros sete municípios do Noroeste vão receber a certificação.
["O sistema de videomonitoramento de Japur\u00e1 ajuda a inibir a\u00e7\u00f5es criminosas h\u00e1 um ano","",""] (Foto: ASSESSORIA JAPURÁ)

O II Fórum de Cidades Digitais do Noroeste Paranaense, organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), vai premiar nove iniciativas inovadoras de prefeitos da região. Entre os projetos selecionados estão o sistema de videomonitoramento de Japurá e o uso de drone na segurança pública em Tapejara. O evento será amanhã (26), no Sebrae, em Maringá.

O diretor da RCD, José Marinho, explica que o objetivo é valorizar os gestores que estão investindo em tecnologia para maior eficiência dos serviços públicos. “O importante é que os municípios estão inserindo cada vez mais o uso de tecnologia no planejamento, para desenvolver as localidades e melhorar a vida das pessoas. Não existe outro caminho”, ressalta. Os representantes de Marialva, Maringá, São Jorge do Ivaí, Sarandi, Paranavaí, Arapongas e São Pedro do Ivaí também vão receber a certificação.

PROJETOS LOCAIS

A aquisição do drone para auxiliar no monitoramento aéreo de Tapejara foi viabilizada por meio de uma parceria entre Prefeitura e Governo do Estado. O equipamento foi entregue à Polícia Militar em abril e desde então é utilizado em grandes eventos e em ocorrências mais complexas. De acordo com o prefeito Rodrigo Pezão, o investimento foi de aproximadamente R$ 4 mil. “Nossa ideia foi aliar trabalho e tecnologia em prol da população e este reconhecimento que vamos receber mostra que nossas ações estão dando certo”, afirmou. Além de auxiliar no trabalho da PM, o drone é utilizado pela Prefeitura em ocasiões especiais.

Em Japurá, o sistema de videomonitoramento foi instalado em 2017, para reforçar a segurança pública do município. O conjunto de vigilância é composto por 12 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade, que geram imagens ao vivo a monitores inseridos na prefeitura e na delegacia. O projeto teve custo estimado em R$ 115 mil e foi pago com recursos próprios da administração municipal, em parceria com a empresa cianortense Raidnet Provedor de Telecomunicações Ltda, responsável pelo controle e manutenção das câmeras.

Para o chefe de gabinete da Prefeitura de Japurá, Valdenir Almagro Moura (Nenê), os membros da administração não imaginavam que a iniciativa ia repercutir tanto. “A ideia do prefeito Orlando Frazatto foi auxiliar o trabalho da polícia e inibir a criminalidade. Como as imagens ficam armazenadas por 15 dias conseguimos resgatar cenas de furtos, roubos e até acidentes onde o motorista foge do local”, explica.

Segundo ele, a ideia é ampliar o sistema e instalar mais câmeras pela cidade, principalmente em pontos onde o uso de drogas é comum, para inibir a prática.

FÓRUM

O encontro vai reunir prefeitos, gestores, vereadores e empresários para tratar das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de desenvolvimento das localidades. Servidores públicos também podem participar gratuitamente. As inscrições ainda estão disponíveis no site www.forum.redecidadedigital.com.br. A programação contempla modelos em andamento nos municípios, soluções de mercado e políticas públicas. “É o espaço para trocar experiências e obter informações sobre como aprimorar o serviço público através das cidades digitais e inteligentes”, destaca o diretor da RCD.

O II Fórum de Cidades Digitais do Noroeste Paranaense tem patrocínio ouro da 1DOC, GOVBR e Prínter do Brasil; prata do Instituto das Cidades Inteligentes; bronze da Unicesumar, além do apoio do Sebrae e dos Hotéis Ibis Maringá e Metrópole Maringá. (Com informações Comunicação RCD)

PROJETO INOVADOR – NOROESTE DO PARANÁ

Marialva - Oficina de Marketing Digital
Maringá - Aplicativo para aproximar pais e escola
São Jorge do Ivaí - Investimento em Equipamentos Tecnológicos
Sarandi - Comunicação Digital - Solicitações via APP
Paranavaí - Modernização da Educação
Tapejara - Uso de drone para Segurança Pública
Japurá - Videomonitoramento - Câmeras de Segurança
Arapongas - Robótica nas Escolas
São Pedro do Ivaí - Instalação de Fibra Óptica