Jambers será asfaltada, terá ciclovia, monitoramento e passagem de animais

A Estrada Lucas Jambers, um pequena via que margeia uma das faixas do Parque Cinturão Verde, na região Norte de Cianorte, vai contar com infraestrutura completa em pouco tempo. As obras devem ser iniciadas nas próximas semanas e contemplam uma série de benfeitorias que vai tornar os poucos mais de 800 metros de extensão da estrada em uma grande área de lazer a céu aberto.

O projeto original prevê, além do asfaltamento da estrada, a construção de faixas de ciclovia (do lado direito da via), pista de caminhada (lado esquerdo), monitoramento por câmeras, iluminação em led, galerias pluviais, além de duas passagens subterrâneas para a travessia de animais silvestres. Como se não bastasse todas essas obras, a estrada ainda vai ganhar no seu trecho final um jardim horizontal com espaço para área de descanso, lâmina de água e esculturas em madeira, pista de corrida e área para alongamento, além de espaço para crianças. Depois de pronto o local poderá ser frequentado por toda a população.  

As obras de infraestrutura na Estrada Jambers fazem parte da contrapartida urbana oferecida pela incorporadora Ancare, responsável pelo empreendimento imobiliário Forest Hill. O residence resort será construído na margem esquerda da estrada, em uma área adquirida pela incorporadora. A estrada corta a gleba que antes pertencia a CIA Melhoramentos e que com o projeto de urbanização (a via possui matrícula própria) daquela região precisará receber infraestrutura adequada.

As obras obedecem critérios técnicos de todos os órgãos envolvidos, assim como autorização da Prefeitura de Cianorte conforme aprovação prévia do município.

A contrapartida por parte da Ancare foi uma sugestão da própria incorporadora aos órgãos e repartições públicas responsáveis pelas autorizações necessárias para a execução do empreendimento.

O diretor da Ancare, Leonildo Piornedo Lopes Júnior explica que todo o projeto de urbanização da Estrada Jambers obedece as mais rígidas exigências ambientais, como licenças de instalação e autorização do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e aprovação do Conselho Municipal do Meio Ambiente. De acordo com Lopes Júnior, o projeto foi criado pensando em preservar e não desmatar. Durante as obras, nenhum árvore será derrubada, tanto na área do empreendimento como no leito e margem da estrada, explica o diretor da Ancare.

De acordo com Lopes Júnior, todo o projeto do Forest Hill foi pensado e desenvolvido para preservar a fauna e flora do local. O diretor explica que mesmo a Estrada Jambers não estando dentro do Parque Cinturão Verde (apenas uma pequena faixa de 80 metros de extensão compõe a área de preservação permanente), a determinação era a de que o projeto deveria integrar o empreendimento ao meio ambiente de maneira inteligente e sustentável.

Além disso, o empreendimento da Ancare também vai contribuir com a preservação do Cinturão Verde e com a criação e instalação de uma unidade de conservação na sua área de reserva legal. Essa unidade dará suporte e tecnologia para estudos sobre a fauna e a flora do parque e para o desenvolvimento de ações e medidas que priorizem a sua preservação.

A ESTRADA E O ESTUDO

A Estrada Lucas Jambers é a única via de acesso à gleba onde será erguido o Residence Resort Forest Hill. A estrada foi aberta ainda na década de 1950, durante a colonização das áreas que deram origem à cidade de Cianorte. No procedimento de licenciamento o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) exigiu que a incorporadora responsável pelo empreendimento dispusesse o loteamento de uma via de acesso compatível com o aumento do volume de tráfego na região.

Após estudos técnicos, a incorporada chegou á conclusão que a melhor alternativa seria pela Estrada Jambers, tendo a concordância do IAP. No entanto, o instituto exigiu que fossem tomadas medidas técnicas para assegurar que não houvesse degradação ambiental no local. Diante disso, a Ancare elaborou um amplo estudo e apresentou o projeto técnico que posteriormente foi aprovado pelo órgão.

ONG que publicou reportagem sobre Forest Hill pode responder judicialmente

O empresário e diretor da Incorporadora Ancare – responsável pelo Forest Hill – Leonildo Piornedo Lopes Júnior disse nesta sexta-feira, 6, que pretende acionar judicialmente os responsáveis por uma reportagem publicada originalmente no site de notícias de uma ONG denominada Anda, que induz o leitor a crer que o decreto municipal que liberou o loteamento Forest Hill não tem validade.

A reportagem, assinada pela redação da Anda, associa o fato da Comissão de Justiça e Redação da Câmara de Vereadores de Cianorte ter dado parecer contrário à tramitação do Projeto de Lei Complementar nº 13/2019, que, entre outros pontos, incluía trecho da Estrada Lucas Jambers no Sistema Viário Municipal, tornando-a via coletora. O motivo alegado pela Câmara é que a via teria condição única de utilização para fins de estrada rural e não urbana.

O que a reportagem não explica, é que já existe outro projeto tramitando na Câmara de Vereadores e que prevê a inclusão da mesma estrada no sistema viário de Cianorte. A reportagem da Anda também não teve o cuidado de ouvir a Prefeitura de Cianorte, que concedeu autorização para que as obras de infraestrutura da na Estrada Jambers não só fossem executadas como já deu autorização para iniciá-las.

Além disso, a reportagem, não leva em conta a matrícula própria via, que garante que a estrada não está dentro de uma área de preservação permanente, como o texto sugere. Como senão bastasse, a reportagem da Anda, além de não consultar o IAP e levar em consideração as licenças adquiridas pela Ancare deixou de cumprir o princípio básico do jornalismo ético e responsável que é o de ouvir a outra parte interessada.

É exatamente isso que está causando a desconfiança de Lopes Júnior, Em nenhum momento essa ONG e seus jornalistas me procuraram para que eu pudesse me defender e explicar. Tenho todos os documentos, licenças autorizações, mas ninguém me procurou, me telefonou o fez contato com minha empresa. É claro que essa é uma reportagem fabricada com o objetivo de prejudicar as vendas do meu empreendimento, desabafou Lopes Júnior.

Segundo o empresário, ele já comunicou seus advogados e determinou que acione todos os envolvidos judicialmente. Conforme Lopes Júnior, ele quer saber quem realmente produziu o texto, de onde partiu as informações, quem foi ouvido e questionar quem está se beneficiando da publicação tendenciosa. Essa reportagem tem apenas um objetivo. Mas eu estou amparado pela lei. Vou provar que tudo isso não passa de uma farsa para prejudicar meu empreendimento, garante Lopes Júnior.