Polícia

Integrantes da 5ª CIPM se formam no 1º Curso de Operações Policiais Feminino

Giane e Patrícia conquistaram duas das oito vagas destinadas ao curso e finalização a formação (Foto: DIVULGAÇÃO 5ª CIPM)

As soldados Patrícia Braz Neves e Giane Helena da Rocha participaram do 1º Curso de Capacitação de Operações Policiais Feminino (COP/FEM), promovido pelo Centro de Operações Policiais Especiais (COPE). Elas atuam no setor administrativo da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (5ª CIPM) de Cianorte e têm oito e quatro anos e meio de experiência na profissão, respectivamente.

O curso capacita policiais para atuações táticas de busca em ambientes confinados, contra emboscadas, patrulhas em locais hostis, abordagens, tiro tático de pistola, fuzil 5,56 e 7,62, submetralhadoras, espingarda Gauge 12 e explosivos. Além de abordar gerenciamento de crises, manuseio de equipamento de menor potencial ofensivo, operações aéreas e aquáticas.

O treinamento contou com instrutores renomados do Setor de Operações Táticas (SOT), Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) e Grupo de Intervenções Táticas (GIT) do Rio de Janeiro, na atuação de intervenção carcerária, patrulha em área de risco, operações com blindado e Atendimento Pré-Hospitalar Tático de combate.

O primeiro curso destinado exclusivamente a policiais mulheres exigiu que as candidatas passassem por teste de aptidão física e prova de tiro, além de uma entrevista para serem aceitas. Ao todo, 51 policiais se inscreveram e apenas oito conseguiram entrar e concluir o desafio de 12 dias. Patrícia e Giane retornam à 5ª CIPM para compartilhar e aplicar o conhecimento adquirido no período.