Educação

Inscrições para o Enem terminam nesta sexta-feira

(Foto: Divulgação)

O prazo para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano termina às 23h59 desta sexta-feira (19). No balanço divulgado na quarta-feira (17) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelas provas, o exame tinha apenas metade das inscrições de 2016. Até às 11 horas desta quinta-feira (18), o site do Inep havia registrado 5,2 milhões de inscritos. Os interessados tiveram 12 dias para se inscrever.

A assessoria de imprensa do Inep afirmou que o período de inscrições não será prorrogado. Segundo o Instituto, para a edição deste ano já é esperada uma queda de mais de 20% em relação ao número de inscritos do ano passado, já que o Enem não poderá mais ser usado para obtenção do certificado de conclusão do ensino médio. Em 2016, mais de um milhão de pessoas fizeram as provas com este objetivo. A estimativa é de que 7 milhões de brasileiros se inscrevam no exame este ano. Na edição anterior, foram mais de 9 milhões.

 

MUDANÇAS

Entre as principais mudanças nas regras do exame deste ano estão o valor da inscrição, que subiu para R$ 82. O boleto deve ser pago até o dia 24 de maio, próxima quarta-feira. Os candidatos concluintes do ensino médio que estudam em escola pública; inscritos no CadÚnico ou de família de baixa renda são isentos da taxa de inscrição. Outra alteração importante é que as provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, sendo que a redação será feita no primeiro dia de prova.

 

PROVAS

As provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro e o resultado será divulgado em janeiro de 2018. A nota do Enem é considerada em processos seletivos de instituições de ensino superior em todo o país, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas ou pelo financiamento estudantil (FIES). A nota também é utilizada no o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que oferece cursos técnicos gratuitos.

Para participar do Enem, é preciso acessar o site www.enem.inep.gov.br/participante.

 

APLICATIVO

Os candidatos também podem baixar o aplicativo do Enem. Após a instalação, o participante deve inserir o CPF e a senha cadastrada no site do Inep para ter acesso às informações relativas ao exame. O aplicativo é gratuito e está disponível para os sistemas Android e IOS.