Educação

Inscrições para exames de certificação terminam amanhã

O EJA Online é uma oportunidade para quem deseja conquistar a certificação do ensino básico
Em Cianorte, os interessados podem se inscrever até amanhã na secretaria do Ceebja Saada Mitre Abou Nabhan (Foto: MÔNICA CHAGAS / TRIBUNA)

Termina nesta quarta-feira (11) o prazo para se inscrever nos Exames da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Online do ensino médio. As provas representam uma oportunidade para quem não teve acesso ao ensino básico e deseja concluir os estudos e conquistar a certificação.

O participante vai responder às provas em um computador, no próprio laboratório de informática da escola estadual em que se inscrever. Em Cianorte, as inscrições estão sendo realizadas no Ceebja Saada Mitre Abou Nabhan, localizado na Avenida Alan Kardec 151, na Zona 1. As provas também serão aplicadas na escola, nos dias 25 de outubro e 8 de novembro.

De acordo com o Núcleo Regional de Educação de Cianorte, outras duas escolas atendem à demanda de educação EJA na região: o Ceebja 11 de Abril, de Tapejara, e o Ceebja Vinicius de Moraes, de Terra Boa.

Quem conseguir nota igual ou maior a 6,0 em todas as provas e na média entre Língua Portuguesa e Redação, poderá requerer seu certificado de conclusão do ensino médio. Caso não consiga atingir a média em todas as provas, é possível aproveitar o resultado em outros exames, como o Encceja, do Ministério da Educação, ou os Exames da EJA Online do ano que vem. Se o candidato já tiver participado em anos anteriores, também pode utilizar seus resultados para concluir disciplinas nesta edição.

Outra opção é aproveitar os resultados dos exames e cursar a Educação de Jovens e Adultos na modalidade regular, apenas nas disciplinas restantes. “A educação de jovens e adultos possibilita ao candidato concluir as disciplinas ofertadas e, com isso, ampliar novas e melhores possibilidades de trabalho, em especial aos que conseguirem concluir o Ensino Médio”, explica a coordenadora de Educação para Jovens e Adultos da Secretaria de Estado da Educação, Márcia Dudeque.

INSCRIÇÕES E PROVAS

Para se inscrever, é necessário apresentar original e fotocópia de um documento de identidade. Para fazer as provas do Ensino Médio é necessário ter 18 anos completos ou mais no ato da inscrição. Não há nenhuma cobrança de taxa.

As provas do Ensino Médio serão aplicadas em duas etapas: no dia 25 de outubro serão as provas de Física, Biologia, Sociologia, Química, Geografia e Filosofia e no dia 8 de novembro as questões de Língua Portuguesa/Redação, Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol), Matemática, Educação Física, Arte e História.

Mais informações no site www.educacao.pr.gov.br/eja ou pelo telefone do Ceebja de Cianorte: (44) 3629-3325. O horário de funcionamento da escola é das 13h30 às 17h55 e das 18h30 às 23h10.