Educação

Inscrições para cursos técnicos terminam esta semana

Estabelecimentos estaduais oferecem diversas opções de cursos profissionalizantes para o ano letivo de 2019
{"Em Qu\u00edmica, o CEEP oferece duas op\u00e7\u00f5es":" curso t\u00e9cnico e ensino m\u00e9dio ","0":"","1":""} (Foto: MÔNICA CHAGAS / TRIBUNA)

O prazo para as inscrições para cursos técnicos gratuitos que serão ofertados no Colégio Estadual Cianorte e no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) se encerra nesta semana. Os interessados precisam comparecer às secretarias acadêmicas com a documentação necessária para confirmar a matrícula até hoje (14). No CEEP, há vagas para cursos técnicos em Vendas, Recursos Humanos, Química e Vestuário; no Estadual, os cursos ofertados são: Auxiliar em Enfermagem, Técnico em Enfermagem e Técnico em Administração.

As aulas são no período noturno e estão previstas para começar em fevereiro de 2019. Podem se inscrever estudantes que já concluíram o ensino médio e pretendem ingressar no mercado de trabalho. Para a matrícula, é necessário levar documento original e cópia de RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de conclusão do ensino médio.

ESTADUAL

Na área da Saúde, o Colégio Estadual Cianorte oferece os cursos de Auxiliar e Técnico em Enfermagem. Para se matricular, o candidato precisa ser maior de 18 anos e ter disponibilidade para participar de estágio obrigatório. A duração do curso de auxiliar é de um ano e meio e de técnico, dois anos. Outra opção disponível é o Curso Técnico em Administração, ofertado desde 2006 pelo colégio. A duração é de um ano e meio e os candidatos precisam ser maiores de 18 anos.

A secretaria do Colégio fica na Avenida São Paulo n° 269 e funciona das 07h30 às 12h, das 13h30 às 17h30 ou das 19h às 23h. Mais informações pelo telefone (44) 3629-3093.

CEEP

Em 2019, o CEEP vai manter as quatro opções de cursos técnicos deste ano: Vestuário, Química, Vendas e Recursos Humanos (RH), com um total de 140 vagas. Quem ainda tiver interesse pode se inscrever pela internet, no site www.inscricao.ceepcianorte.com.br, até sexta-feira (16) e levar a documentação para matrícula na segunda (19). O CEEP fica na Rua Dom Pedro II, 1550, ao lado do campus da UEM. Mais informações pelo telefone (44) 3631-9685 ou pela página do Facebook ‘CEEP Cianorte’.

O curso Técnico em Vestuário é ofertado pelo CEEP desde 2015 e continua atraindo estudantes de toda a região. A duração é de um ano e meio. O Técnico em Vendas, da área de gestão e negócios tem duração de um ano e oferece conteúdos de marketing, comércio exterior, economia e outros. O Técnico em Química é um dos cursos mais procurados. A duração é de dois anos e a carga horária é de 1408 horas/aula, mais 67 horas de estágio obrigatório. O curso Técnico em Recursos Humanos forma profissionais habilitados para trabalhar com a gestão de pessoas e documentos administrativos em empresas de qualquer segmento. A duração de é um ano.

Além dos cursos técnicos, o CEEP oferece ensino médio profissionalizante em duas áreas: Vestuário e Química. Os cursos também são gratuitos e voltados aos estudantes que já terminaram ou estão terminando o 9° ano do ensino fundamental. As aulas são no período matutino, das 7h30 às 12 horas e a duração é de quatro anos.

IFPR

As inscrições para o processo seletivo para as primeiras turmas dos cursos Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Vendas, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), foram prorrogadas até 30 de novembro. As aulas são ofertadas na modalidade de ensino à distância, mas os candidatos devem ter disponibilidade para participar de encontros presenciais uma vez por semana. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.ead.ifpr.edu.br. Os candidatos que não possuem acesso à internet poderão se inscrever diretamente no campi do IFPR, na Escola Municipal Lídia Usuy Ohi, Rua Henrique Dias, 221, Zona 06, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.