Inscrições para cursos técnicos terminam nesta quinta-feira

Quinta-feira (21) é o último dia de inscrições para os cursos técnicos em Química, Vendas, Recursos Humanos e Vestuário do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) de Cianorte. As aulas são de segunda a sexta-feira no período noturno e devem começar no final de julho. Ao todo, são ofertadas 140 vagas, sendo 35 para cada turma. Os cursos são gratuitos e não há limite de idade; o único pré-requisito é ter concluído o ensino médio.

Os interessados precisam ir à secretaria acadêmica com original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de conclusão do ensino médio. O Ceep fica na Rua Dom Pedro II, 1550, ao lado do campus da UEM. Os inscritos vão participar de palestras, na semana que vem, para saber mais sobre o currículo do curso escolhido e o perfil do profissional.

O Curso Técnico em Vestuário é ofertado pelo Ceep desde o início das atividades, em 2015. Os outros cursos tiveram as primeiras turmas formadas no início deste ano e estão atraindo alunos de toda a região. Nós temos estudantes de várias cidades e de faixas etárias bem diferentes. É muito gratificante para nós ver o interesse do pessoal e saber que estão buscando qualificação. Por isso, estamos divulgando as novas turmas e chamando interessados que já trabalham ou estão buscando oportunidades no mercado, afirma Claudete Jacomini, diretora do Ceep.

Além dos cursos técnicos subsequentes, o Centro também oferta ensino médio profissionalizante em Vestuário e em Química e Formação Inicial Continuada (FIC).

CURSOS TÉCNICOS

O curso Técnico em Vestuário foi o primeiro do Ceep e já formou várias turmas de profissionais, que saem prontos para atuar em qualquer área do setor. O técnico em vestuário domina conteúdos e processos do segmento, supervisiona o processo de confecção do produto e acompanha equipes de trabalho que atuam na produção, entre outras funções. A duração é de um ano e meio e a carga horária total é de 1.440 horas/aula.

O curso Técnico em Vendas, da área de gestão e negócios, tem duração de um ano e oferece conteúdos de marketing, comércio exterior, economia e outros. O técnico em vendas pode atuar na área em qualquer empresa, pois adquire conhecimentos sobre produtos e serviços. É capaz de caracterizar o tipo de cliente e recolher informações sobre a concorrência e o mercado; também prepara, promove e efetua a venda de produtos e serviços; organiza o ambiente de venda e promove serviços de apoio ao cliente, buscando ampliar o público.

O Técnico em Química é um dos cursos mais do local. O profissional formado pode operar, controlar e monitorar processos industriais e laboratoriais, avaliar atividades e controlar a qualidade de matérias-primas, insumos e produtos, além de realizar amostragens e análises e desenvolver produtos e processos. No mercado de trabalho, pode atuar em indústrias químicas, como lavanderias e confecções. A duração é de dois anos e a carga horária é de 1408 horas/aula mais 67 horas de estágio obrigatório.

O curso Técnico em Recursos Humanos forma profissionais habilitados para trabalhar com a gestão de pessoas e documentos administrativos em empresas de qualquer segmento. Além disso, é preparado para executar atividades de capacitação e desenvolvimento de pessoas. A duração de é um ano e carga horária é de 800 horas.

Quem tiver dúvidas ou precisar de mais informações pode entrar em contato com a instituição pelo telefone 3631-9685 ou acessar a página do facebook CEEP Cianorte.