Cidades

Igreja Católica prepara Caminhada em louvor a Nossa Senhora Aparecida

Tradicional peregrinação até o distrito de Vidigal será acompanhada por ciclistas e cavaleiros
Este ano, a caminhada será pelo asfalto e vai ocorrer mesmo com chuva (Foto: ANDERSON THEODORO)

Para celebrar o Dia de Nossa Senhora Aparecida, considerada padroeira do Brasil, fieis cianortenses se preparam para mais uma caminhada de 13 km até o distrito de Vidigal. A peregrinação, que se tornou tradicional no dia 12 de outubro, deve atrair cerca de 4 mil pessoas, segundo o pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Sérgio Carris.

“Todos os anos temos percebido que o público praticamente dobra. No ano passado, tivemos de 3 a 4 mil participantes, então esperamos que nesta edição o engajamento seja ainda maior”, afirma.

Além da caminhada, marcada para sair em frente ao Santuário Eucarístico Diocesano às 5h30, haverá cavalgada com saída às 7h30, no início da Pista de Caminhada, e carreata a partir das 8h30, também em frente à Igreja Matriz de Cianorte. Um grupo de ciclistas vai acompanhar os pedestres e dar apoio à organização durante o percurso. Não é necessário se inscrever previamente, mas a paróquia pede a doação de 1 kg de alimento não perecível aos participantes.

Durante o trajeto, os peregrinos serão acompanhados por uma ambulância, pela Polícia Militar e também por um ônibus, que poderá levar as pessoas que não conseguirem concluir o trecho a pé. Haverá alguns pontos com água e banheiros, mas a organização pede que os participantes colaborem levando garrafas de água e alimentos.

Em Vidigal, os fieis vão participar da missa em louvor a Nossa Senhora Aparecida, às 10 horas. A novidade deste ano é o almoço, que será servido pela Rainha da Paz na quadra coberta do distrito. Os convites individuais custam R$ 25 e precisam ser adquiridos até quinta-feira (11), na secretaria paroquial do Santuário, em Cianorte.

Segundo o padre Sérgio, o almoço foi pensado para diminuir a quantidade de pessoas que vão retornar para Cianorte de ônibus ao mesmo tempo. “Como o número de participantes cresceu muito, não temos ônibus suficientes e precisamos fazer várias viagens para trazer o pessoal de volta. Com o almoço, teremos retorno em dois horários, então a logística será mais fácil.”

Uma segunda missa comemorativa, voltada às crianças, será celebrada às 17 horas, na Igreja Matriz de Cianorte.